III Encontro da RENOE reúne forças de segurança em Foz do Iguaçu para fortalecer combate ao crime organizado

Estimated reading time: 4 minutos

Entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025, o Complexo da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), será palco do III Encontro Técnico da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (RENOE). O evento que se iniciou nesta quarta-feira (01) tem como objetivo principal fortalecer a repressão qualificada às organizações criminosas por meio da integração institucional, do compartilhamento de conhecimento e da adoção de estratégias inteligentes de policiamento orientado pela inteligência.

A RENOE reúne as unidades de Policiamento Tático Motorizado das Polícias Militares dos 26 estados e do Distrito Federal, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa é organizada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).

Estratégia nacional de enfrentamento ao crime

O encontro técnico busca alinhar procedimentos, fortalecer a colaboração interinstitucional e promover a construção de protocolos de atuação padronizados em nível nacional. As atividades programadas incluem encontros técnicos, reuniões de alinhamento, operações integradas, capacitações e treinamentos conjuntos, compartilhamento de boas práticas, aquisição de equipamentos estratégicos e a definição de protocolos de atuação padronizados.

Além da troca de experiências, está prevista a realização de um briefing de Operação Nacional Integrada, envolvendo todas as forças participantes, com o objetivo de reforçar a presença policial e desarticular estruturas ligadas ao crime organizado.

Integração e inteligência como diferencial

De acordo com os organizadores, o III Encontro da RENOE representa um marco na consolidação de uma estratégia nacional de enfrentamento às organizações criminosas, baseada na união de esforços e na utilização de inteligência policial como ferramenta central para aumentar a eficácia das operações.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, destacou a importância do evento para a segurança pública nacional:

“Para a Polícia Militar do Paraná é uma honra sediar, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, este importante encontro que reúne as forças especializadas de todo o país. O III Encontro Técnico da RENOE representa um marco na integração e no fortalecimento do combate às organizações criminosas, pois permite o compartilhamento de conhecimentos, a padronização de protocolos e a realização de ações conjuntas que aumentam a eficiência das operações em nível nacional. Mais do que uma troca de experiências, este evento simboliza a união das polícias em defesa da sociedade brasileira, com base no policiamento orientado pela inteligência e na repressão qualificada ao crime organizado.”

Protagonismo da Polícia Militar do Paraná

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp, de promover a integração das forças de segurança em todo o território nacional, ampliando a capacidade de resposta e a eficiência das ações de repressão qualificada ao crime. Ao assumir a coorganização do encontro por meio do BPRONE, a Polícia Militar do Paraná reafirma sua vocação de protagonismo e integração, consolidando-se como referência nacional na condução de operações especializadas de policiamento tático motorizado.

Centro de Comunicação Social da PMPR

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.