Requerimentos da área educação levantam debates sobre vagas em Cmeis, manutenção e segurança em escolas

A área da educação voltou a ser tema de discussão no dia 07/02, na sessão da Câmara. As cobranças foram levantadas por dois requerimentos em pauta, no que se refere a escolas municipais e CMEIs de Foz do Iguaçu, mais precisamente no que diz respeito às vagas destinadas às crianças de 0 a 3 anos do CMEI Inácia Menezes dos Santos, e quanto à inspeção da estrutura física e devidas manutenções da Escola Municipal Emílio de Menezes, localizadas no Morumbi I e Morumbi II, respectivamente. Os requerimentos 43/2023 e 48/2023 receberam aprovação plenária e serão encaminhados às autoridades competentes.

O requerimento 43/2023, aprovado por unanimidade, solicita ao Prefeito esclarecimentos sobre a execução de uma inspeção nas dependências da Escola Municipal Emílio de Menezes e a realização de devidas averiguações na estrutura física da mesma, com inclusão do plano de incêndio e registros de manutenções anteriormente realizadas.

“A lei obriga que as escolas tenham um plano de incêndio e que as crianças possam deixar a escola com segurança. É preciso que tenham EPIs, treinamentos necessários, presença de pessoas qualificadas que tenham cursos especializados para essas escolas. E a maioria dessas instituições não têm essa qualificação”, declara o vereador Marcio Rosa (PSD). O vereador Cabo Cassol (PODE) mencionou que a situação se assemelha a uma UBS do município, que também carece de plano de incêndio: “Se nós não pensarmos hoje, não colaborarmos com a gestão, daqui a dez anos outras pessoas estarão falando sobre as mesmas coisas que estamos falando”.

Vagas disponíveis e turnos para CMEIs da cidade levantam outros debates

O requerimento 48/2023 pede informações ao Prefeito Municipal sobre turnos e quantidades de vagas ofertadas para o ano de 2023 para crianças de 0 a 3 anos. Na discussão da matéria, o vereador Jairo Cardoso (UNIÃO) trouxe à tona a Lei 4547/2017, que trata do acesso às informações das listas de espera dos inscritos nos programas e ações sociais fornecidos pelo Poder Executivo, que inclui os CMEIs. O vereador Rogério Quadros (PTB), autor da lei à época, mencionou: “essa lei engloba tanto educação, FozHabita e todas as lista do Poder Público Municipal que devem ser divulgadas e desde então o Ministério Publico também acompanha. Então isso é de primordial importância, porque as listas são públicas”.

Ambos requerimentos, de autoria do vereador Marcio Rosa (PSD), foram aprovados pelos pares.

Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.