Prefeitura de Toledo apresenta nova política de atendimento ao idoso em reunião na APA

Estimated reading time: 3 minutos
A Prefeitura de Toledo realizou, nesta quarta-feira (1º), uma reunião na sede da Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA/Lar dos Idosos) com representantes da entidade e integrantes da administração municipal. O encontro teve como objetivo estreitar o diálogo e apresentar a nova política de atendimento ao idoso que está sendo implementada no município.
Participaram da reunião o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi, os secretários Marcelo Marques (Administração), Sheila Maria Delava (Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família), Simone Beatriz Ferrari (Assistência Social) e Márcio Pimentel (Comunicação), além de representantes da APA. O encontro foi intermediado pelo vereador Odir Zóia, que agradeceu a atenção dada pelo prefeito à entidade.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Segundo o prefeito, Toledo está adotando um processo diferenciado na área, unindo as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Humano e Social em um trabalho integrado, com foco pedagógico e em consonância com as diretrizes do Governo do Estado. “Nosso compromisso é com uma gestão voltada para as pessoas. Queremos fortalecer parcerias, assumir nossa responsabilidade social e valorizar o trabalho realizado pela APA, que é fundamental para a comunidade”, avaliou Costenaro.
A secretária de Assistência Social destacou que a proposta vai além do viés assistencial. “Estamos construindo uma política ampla, que envolve saúde, educação e assistência, além de uma nova metodologia de trabalho com o idoso. Já autorizamos a licitação para a construção do novo Certi e Toledo também será contemplada, ainda este ano, com dez bolsas familiares para que cuidadores atendam idosos em casa, reduzindo a necessidade de acolhimento institucional”, explicou Simone, que também anunciou o reajuste de 10% no per capita repassado às entidades.
Com isso, o valor passa a ser de R$ 3.916,70 para as vagas ocupadas e de R$ 2.350,02 para as não ocupadas. Um projeto de lei já foi encaminhado à Câmara para formalizar o reajuste, acima da inflação, garantindo equilíbrio diante dos custos do setor.
Já a secretária Sheila Maria Delava ressaltou a reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, que garantem a manutenção e expansão das políticas públicas voltadas à terceira idade.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O presidente da APA, Marlon Jonas Radons, agradeceu o apoio do município e ressaltou o trabalho voluntário que mantém o Lar dos Idosos ativo. “É um olhar carinhoso da administração para a entidade, que cumpre todas as exigências legais e presta um serviço essencial à comunidade”, salienta.
O secretário da entidade, Edgar Ravache, também elogiou a iniciativa. “A presença do prefeito aqui é muito significativa. Demonstra boa vontade e abertura para o diálogo, algo que era muito difícil na gestão anterior”, comparou.
TOLEDO