Campeonato de rolimã em Londrina reúne famílias e resgata brincadeiras antigas

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A nostalgia tomou conta do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, em Londrina, no final de semana. Trazendo de volta a experiência clássica dos carrinhos de rolimã – especialmente populares no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980 –, alunos e familiares promoveram Campeonato de Rolimã, que reuniu a comunidade escolar para apreciar carrinhos criados por pais e filhos em um desfile cheio de criatividade, diversão e aventura.

A atividade, comemorativa do Dia das Crianças, faz parte da gincana semestral realizada pela escola com apoio da Tom Educação, responsável pela gestão administrativa do colégio por meio do Programa Parceiro da Escola. Este ano com o tema ‘Vibração 60’, a proposta traz provas culturais, pedagógicas, esportivas e sociais inspiradas na década de 1960, como desfile de moda e danças populares da época.

Para esta prova, os alunos, junto de seus pais, tiveram que construir carrinhos de rolimã funcionais, com estruturas reforçadas, para garantir a segurança durante o uso. Os critérios de avaliação dos projetos foram: criatividade no design, participação da família, funcionalidade, entusiasmo e energia da equipe durante a apresentação e uso de equipamentos de segurança.

A presença dos pais e responsáveis também contabilizou pontuação. Foram selecionados seis carrinhos, sendo um por grupo, para participar oficialmente do desfile. Além disso, cada carrinho extra contou mais pontos para as equipes.

ESPORTE EM FAMÍLIA – Além do rolimã, outro campeonato marcou a tarde de sábado: uma disputa de vôlei, na qual os times foram compostos exclusivamente por pais e responsáveis. Segundo a diretora do colégio, Vanessa Valério, a iniciativa de envolver os pais nas provas é uma forma de unir a comunidade escolar em um único propósito.

“O campeonato tem como objetivo, neste mês das crianças, resgatar memórias afetivas, envolver criatividade e trabalho em equipe. O torneio de vôlei com os pais e responsáveis, é um momento emocionante de integração entre família e escola”, explicou.

Segundo Jaqueline Valeria De Oliveira, a iniciativa cumpriu sua missão. Mãe do João de Oliveira, do 7º ano C, ela conta que a família trabalhou em conjunto para a construção do carrinho. “Viemos prestigiar o evento que a escola fez e achamos muito bacana comemorar o Dia das Crianças com o nosso filho. Brincando de carrinho de rolimã, conseguimos relembrar os velhos tempos e aproveitar o dia”, comentou.

Com modelos de diversas formas e cores, a criatividade e empenho dos pais em transformar o campeonato em memória especial ficou evidente. Thiago Ucceli De Souza (12), se empenhou ao lado do pai na montagem do carrinho. “Foi muito divertido. Cada detalhe que a gente pensou e construiu juntos fez do campeonato uma lembrança que nunca vou esquecer”, afirmou o jovem.

O pai, Breno Carlos De Souza Silva, conta que construir o carrinho com o filho foi um momento único. “Participar da brincadeira foi relembrar um pouquinho a infância, o tempo antigo. Foi um momento muito especial para nossos filhos e fiquei feliz em participar”, disse.

Para Samira Gabrielle Marques Da Silva (14), do 8º ano C, além da comemoração do Dia das Crianças, a competição também foi o ponto alto do encontro. “Nosso carrinho de rolimã ficou lindo e possui até apoio para as costas. Coisa chique!”, brinca. Após cada carrinho receber a sua pontuação, eles foram colocados à prova em corridas simbólicas e tanto pais como filhos participaram com muita alegria e diversão.

INCENTIVO À PRESENÇA E DEDICAÇÃO – A gincana semestral acontece há três anos, no segundo semestre do ano letivo, com o objetivo de fortalecer o vínculo dos alunos com a escola, tornando o aprendizado mais significativo e incentivando a frequência.  “Nosso objetivo principal é fortalecer a frequência escolar, estimular o senso de pertencimento e valorizar o protagonismo dos estudantes. As provas foram planejadas para desenvolver diferentes habilidades e aproximar toda a comunidade escolar”, explicou a diretora. 

Durante a gincana os estudantes são divididos em seis equipes, de acordo com as eletivas do ensino integral. Cada equipe possui alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também das séries do Ensino Médio. São realizadas provas como competição de dança em grupo, que avalia ritmo, coordenação, sincronia e criatividade; desfile dos anos 60 que também trabalha autenticidade e expressividade e; perguntas e respostas que avaliam o conhecimento dos alunos e trabalho em equipe.

Além das apresentações culturais, provas de solidariedade e atividades de conhecimento, que colocaram em prática valores como cooperação, respeito e responsabilidade também fazem parte da disputa, que terá como premiação um dia de piquenique e recreação para a equipe vencedora. “Mais do que vencer uma competição, a gincana mostra aos nossos estudantes que cada presença conta, que a escola é um espaço vivo e acolhedor, e que eles são protagonistas na construção desse ambiente”, disse a diretora.

A gincana é realizada em parceria com a Tom Educação, que faz a gestão administrativa do colégio e apoia com recursos para o desenvolvimento das atividades competitivas.

PROGRAMA – O Parceiro da Escola é fruto de uma lei estadual, após um projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A seleção das escolas ocorreu em dezembro de 2024. As 82 unidades do Parceiro da Escola estão distribuídas em 34 municípios: Almirante Tamandaré, Andirá, Apucarana, Arapongas, Assis Chateaubriand, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Matelândia, Matinhos, Medianeira, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palmeira, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.

O grupo Apogeu é responsável pela gestão de 16 colégios estaduais em Curitiba, Região Metropolitana (RMC), Litoral e Guarapuava. A Tom Educação faz a gestão de 32 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba. Nas outras 34 escolas do programa, distribuídas entre as regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC, a responsabilidade é da empresa Impulso.

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