Rotary fortalece integração entre clubes durante visitas do governador distrital
Estimated reading time: 6 minutos
O governador distrital do Rotary Club Internacional, Wilson Schiavinatto Júnior, realizou na semana passada uma série de visitas aos clubes rotários de Toledo. O distrito, que abrange 106 clubes distribuídos em 60 municípios paranaenses, é considerado o maior do hemisfério sul e conta com 3.358 membros. Neste ciclo de visitações, cerca de 60% das unidades já foram visitadas. O objetivo foi fortalecer a integração e promover a sinergia entre os clubes rotários da região e do mundo.
Wilson salientou que “o principal objetivo das visitas como governador aos clubes é orientar os presidentes, os companheiros e as comissões para direcioná-los aos objetivos do nosso ano rotário. Adquirimos estes objetivos e ficamos sabendo deles na nossa assembleia de treinamento internacional, que aconteceu em fevereiro de 2025”.
INICIATIVAS HUMANITÁRIAS – A mensagem deste ano rotário é ‘Unidos para fazer o bem’, enquanto o lema do Rotary é ‘Dar de si, sem antes pensar em si’, ambos com foco em iniciativas humanitárias transformadoras. Entre as últimas ações desenvolvidas pela instituição, está a união dos clubes para atender a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, atingida por um tornado em 7 de novembro. “No mesmo dia encaminhamos uma solicitação para o Rotary Internacional um auxílio para desastres, que vem do nosso fundo mundial, um fundo onde nossa instituição gerencia todo o dinheiro para projetos do mundo todo”, explica.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
PROJETOS MUNICIPAIS – Entre os projetos globais já realizados no município, Wilson destacou que “a ambulância do Corpo de Bombeiros com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um projeto do Rotary. A UTI neonatal do Hoesp é um projeto do Rotary, assim como o centro de parto natural e o aparelho respirador. Tem também um ultra freezer que ajudou na pandemia. Todas essas ações são realizadas normalmente todos os anos, todos os dias estamos trabalhando com isso. É o que faz movimentar o Rotary de uma maneira tão bonita, alegre e gostosa de trabalhar”.
FAZENDA ESPERANÇA – A assessora do governador, Cynthia Mulbeier, relatou outras iniciativas. “Montamos uma cozinha para a Fazenda Esperança, há alguns anos, de forma sustentável e realizamos um acompanhamento. Para eles é um benefício, pois preparam e vendem bolachas e pães para se sustentarem. Acompanhamos há anos e a iniciativa continua transformando vidas lá dentro. Para nós é um prazer imenso.”
HORTA MANDALA – Já o presidente do Rotary Clube de Toledo Pioneiro, Marcos Knieling, ressaltou o projeto Horta Mandala. “Hoje temos de 12 a 13 hortas mandalas espalhadas pela cidade, em comunidades do interior. É gratificante ver o resultado que ela trouxe para essas famílias. A cada visita, vemos uma evolução nessas famílias. Você pega uma horta que iniciou onde elas mal conseguiam se sustentar e hoje tem uma renda que consegue trazer benefício para elas e para seu futuro”, relembra.
LACRES E TAMPINHAS – A arrecadação de tampinhas e lacres é outra iniciativa que envolve toda a comunidade toledana. Com a venda destes itens, é realizada a aquisição de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas, das quais são emprestadas para pessoas que precisam destes equipamentos.
POLIOMELITE – Uma das campanhas mais longas e mais conhecidas mundialmente, realizada pelos rotarianos, é o combate à poliomielite, uma doença infecciosa paralisante e potencialmente mortal, da qual comumente afeta crianças menores de cinco anos. Segundo o End Polio Now, mais de 2,5 bilhões de crianças foram imunizadas, em 122 países, representando uma redução de 99,9% do número de casos mundiais.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
CLUBE SATÉLITE – Toledo conta com cinco clubes rotários, incluindo o mais recente, o Rotary Club Inovação, sediado no Biopark. Trata-se de um clube satélite, que atua com o apoio de um clube padrinho responsável por auxiliar na estruturação e no desenvolvimento das primeiras atividades até que o grupo alcance plena autonomia.
ROTARACT – Apadrinhado pelo Rotary, o Rotaract mantém o mesmo viés humanitário, mas com foco em membros de 18 a 30 anos, levando adiante essa corrente do bem. A presidente do Rotaract Club de Toledo, Marielyn Moesch, ressalta o projeto Óleo Amigo, realizado pelos jovens. “Nós temos alguns pontos de coleta de óleo e temos uma empresa parceira que compra e repassa esse valor. Geralmente, com essa verba, destinamos fraldas para o Hospital Bom Jesus. Agora, nesse mês, a doação do valor é destinada para Rio Bonito do Iguaçu”, informa Marielyn.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES – As ações solidárias se estendem também para outras faixas etárias, incluindo o desenvolvimento da liderança desde cedo. O RotaKids reúne crianças de 7 a 12 anos, enquanto o Interact é composto por adolescentes de 13 a 17 anos. “Eles começam estudando liderança desde pequenininhos, vêm trabalhando, aprendendo a realizar projetos, ações humanitárias e, quando chegam ao Rotary, já são líderes formados”, informa Wilson.
RECONHECIMENTO – Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, a Fundação Rotária recebe há 11 anos consecutivos a avaliação máxima de cinco estrelas da instituição Charity Navigator, que avalia a confiabilidade, a transparência e a aplicação sustentável dos recursos nos projetos.
“Um dos nossos objetivos é a propagação da paz. Isso faz com que essa interligação seja muito rápida. Fazemos com alegria e de coração, pois sabemos que estaremos ajudando alguém que precisa. Então é com essa naturalidade que o rotariano vai ajudar, onde fazem parte mais de 1.500.000 companheiros que nós somos no mundo. Assim, faz com que o Rotary movimente coisas que às vezes parecem impossíveis para muitos, mas para o Rotary é possível”, conclui Wilson.
Da Redação
TOLEDO