Bom desenvolvimento da safra impulsiona avanço da colheita

Estimated reading time: 4 minutos

O ciclo da safra de soja (2025/26) segue de forma positiva nas lavouras da Regional de Toledo, impulsionado por condições climáticas favoráveis e pelo manejo adequado das culturas. Os produtores avançam com a colheita e a expectativa é de encerrar essa etapa dentro dos próximos 15 dias. Com bom desenvolvimento das plantas, essa safra tende a ser uma das melhores dos últimos anos.

Levantamento mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), mostra que na Regional de Toledo, cerca de 66% da soja já foi colhida. O grão foi semeado em uma área inicial de 493.363 hectares, porém os temporais registrados em novembro de 2025 provocaram chuva de granizo em alguma localidades na região beira lago.

Municípios como Entre Rios do Oeste tiveram prejuízos pontuais. O levantamento do Deral aponta perda de 870 hectares com o granizo, o que reduz a área de soja para 492.447 hectares. A perda representa 0,04% da área total da Regional de Toledo. Contudo, essa redução não afeta a produção.

“Esperamos colher 1.920.542 toneladas de soja. Superamos a expectativa inicial que era 1.850.000. O clima foi essencial para chegarmos nesse cenário positivo”, comenta o técnico do Deral Paulo Oliva.

EXPECTATIVAS – O regime de chuvas regular e as temperaturas adequadas foram determinantes para o desenvolvimento das lavouras. Oliva acrescenta que a expectativa é de que essa safra seja uma das melhores dos últimos anos. “A última safra que tivemos acima de 1.850.000 toneladas foi no ciclo 2019/2020. Estamos esperando uma produção muito boa há cinco anos”.

No campo, 2% da área das lavouras apresentam condições ruins, 6% estão em condições médias, e 92% estão em boas condições. “Estamos no final do ciclo, na fase de maturação. No máximo em 15 dias termina a colheita da soja”, enfatiza o técnico.

MILHO – Com a sucessão da soja vem o milho segunda safra. Oliva cita que no campo os trabalhos não param. “Da área colhida de soja, aproximadamente 40% já foi semeada com o milho safrinha, ou seja, 26% da área total da Regional destinada ao milho”.

A área total de milho safrinha na Regional de Toledo é de 466.000 hectares. Ele acrescenta que, do território já plantado, 70% está na fase de germinação e 30% em desenvolvimento vegetativo. “É uma janela muito boa para o milho segunda safra, porque o zoneamento vai até final de fevereiro e as condições climáticas também estão favoráveis. A partir da segunda quinzena de janeiro o clima ficou bem característico de verão, com chuvas regulares e isso trouxe boas condições para o produtor plantar”.

Em um cenário favorável para o milho safrinha, o técnico do Deral acrescenta que a expectativa é de colher 3.100.000 toneladas. “O ano passado foi excepcional, colhemos 3.211.590, as condições estavam favoráveis para a safra. Neste ano começamos bem e, com condição normal de clima, esperamos manter a expectativa de colheita. Todos estão muito otimistas”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.