Toledo celebra Dia Nacional da Microempresa com reinauguração da Sala do Empreendedor

Estimated reading time: 5 minutos
A Prefeitura de Toledo marcou o Dia Nacional da Microempresa, celebrado no último domingo (5), com a reinauguração da Sala do Empreendedor. A revitalização do espaço – realizada sem custos para a administração pública, por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) – simboliza o início de um novo ciclo de serviços e parcerias voltadas ao desenvolvimento do ambiente de negócios local.
O Sebrae anunciou três novos serviços disponíveis na Sala, voltados especialmente aos microempreendedores individuais (MEIs): consultorias nas áreas de Marketing e Finanças, capacitação continuada e trilhas de Desenvolvimento e Crescimento. As iniciativas buscam aproximar ainda mais o poder público dos empreendedores locais, com foco na desburocratização, orientação e acesso a serviços especializados.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Estas novidades se somam a outras, como a incorporação do setor de alvarás, ocorrida em fevereiro de 2024, ampliando o alcance para empresas de todos os portes. Nesse período, já foram ativadas 3.409 empresas e cadastrados 150 trabalhadores autônomos.
Outros números reforçam a importância da Sala do Empreendedor: conforme o Sebrae, micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios formais do Brasil, respondem por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e são responsáveis por mais de 55% dos empregos formais. No Paraná, equivalem a 93% dos cadastros nacionais de pessoas jurídicas (CNPJ) ativos – cenário refletido em Toledo, onde os microempreendedores individuais e as microempresas são maioria entre os novos registros e encontram na Sala do Empreendedor o principal canal de apoio e orientação.
Criada em 2012, a Sala do Empreendedor soma 92.027 atendimentos e se consolida como uma das principais referências regionais em políticas públicas de incentivo à micro e pequena empresa. Quem acompanhou tudo isso de perto foi a servidora Fernanda de Oliveira Moreira, que atua no espaço desde o primeiro dia de funcionamento.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PRONUNCIAMENTOS – Para o prefeito, essa reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza um passo importante na consolidação de um ambiente mais competitivo e acolhedor aos pequenos negócios. “A nova Sala do Empreendedor sacramenta e exemplifica uma grande parceria com o Sebrae”.
O vice-prefeito ressaltou o simbolismo do momento, relembrando a criação da Sala do Empreendedor em 2012 e enaltecendo sua transformação ao longo dos anos. “É um motivo de muito orgulho estar presente a este ato, pois aqui se transformam vidas, aqui nascem empresários”, destaca Lucio. “É um espaço que também representa a aproximação do poder público com quem tem vontade de transformar, de criar, gerar emprego e renda”, acrescenta.
Segundo o gerente regional do Sebrae/PR, a reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza um recomeço para uma parceria histórica entre a instituição e o município. “Sabemos que, de tempos em tempos, alguns processos precisam ser renovados”, observa Augusto. “É um novo ciclo, um novo momento em que renovamos nossa crença em atender a quem mais precisa dos nossos serviços”, destaca.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou que a reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza a renovação de uma parceria estratégica que visa a valorização dos pequenos negócios locais. “O Sebrae propiciou essa oportunidade de celebrar o Dia da Microempresa repaginando o nosso ambiente”, comenta Thiago. “Nosso objetivo, com essa revitalização, é oferecer um espaço em que o microempreendedor se sinta confortável e encontre as soluções para empreender em Toledo”.
Segundo o presidente da Acit, são fundamentais as ações voltadas às microempresas. “Primordiais para o nosso desenvolvimento, os microempresários são o público que mais demandam políticas públicas para se desenvolverem, e a Prefeitura de Toledo e o Sebrae, com essa revitalização, demonstram um trabalho voltado ao fortalecimento dessa categoria”, analisa Cristiano. “Nossa entidade apoia esse trabalho, que contribui tanto para a formalização dos negócios quanto para o incremento da arrecadação do nosso município”, constata.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O presidente da Câmara Municipal destacou o papel da Sala do Empreendedor como espaço de incentivo e suporte aos pequenos negócios locais. “Parabenizo os servidores e os parceiros da Sala do Empreendedor, que, com essa reformulação, dará mais condições de apoio e conforto aos MEIs”, cumprimenta Gabriel.
O líder do governo no Legislativo ressaltou a relevância da Sala do Empreendedor a partir de sua própria vivência familiar e destacou o papel do Legislativo no incentivo aos pequenos negócios. “Minha esposa e meus sobrinhos são MEIs e, pela experiência deles, vemos como é fundamental a Sala do Empreendedor”, relata Chumbinho. “Pela importância que estes negócios têm para a economia local, temos procurado contribuir com dispositivos legais que favoreçam os microempreendedores, especialmente nas compras feitas pela administração municipal direta e indireta”.
TOLEDO