Sala para alunos com altas habilidades/superdotação atende alunos com QI acima da média

0 148

A importância da identificação e atendimento de crianças com altas habilidades/superdotação tem sido cada vez mais reconhecida no contexto educacional. A compreensão de que o potencial elevado não se limita apenas ao domínio da matemática ou da língua portuguesa é fundamental para garantir que esses alunos recebam as respostas educacionais adequadas às suas necessidades. E o município de Assis Chateaubriand, por meio da intervenção do deputado estadual Marcel Micheletto, teve a liberação da primeira Sala de Recursos Multifuncionais – Áreas Altas Habilidades/Superdotação, na Escola Municipal Professora Odila de Souza Teixeira.

A coordenadora pedagógica Beatriz Freitas ressalta a necessidade de os professores estarem atentos não apenas às dificuldades dos alunos, mas também às suas facilidades acima do normal em resolver diversas situações. Ela destaca a importância de identificar crianças com QI acima da média, que têm o direito de frequentar a sala de recursos multifuncionais voltadas para altas habilidades/superdotação.

Beatriz enfatiza que o atendimento nesse contexto ocorre em período contrário ao ensino regular, proporcionando 2 horas de atendimento por dia, duas vezes por semana. Essa modalidade de atendimento está disponível na Escola Odila, permitindo que crianças de outras escolas do município de Assis Chateaubriand também possam usufruir desse suporte, desde que atendam aos critérios de altas habilidades/superdotação.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, destaca a importância de o município oferecer essa ferramenta importante, demonstrando o compromisso com a educação inclusiva e o reconhecimento da diversidade de potenciais presentes entre os alunos.

A secretária de Educação e Cultura Fátima Sobral ressalta que o município se destaca por oferecer essa modalidade de ensino, evidenciando o compromisso em atender às necessidades educacionais de todos os estudantes, incluindo aqueles com altas habilidades/superdotação.

A diretora Silvana Rampazio destaca a importância de os professores, pais e responsáveis estarem atentos a sinais de notável desempenho e potencialidade elevada em diversos aspectos, tais como capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo, liderança e talento especial. A identificação e avaliação dessas crianças são fundamentais para que possam ser encaminhadas para as salas multifuncionais de altas habilidades, onde poderão desenvolver seu potencial com qualidade.

Em resumo, a atenção à identificação e atendimento de crianças com altas habilidades/superdotação é essencial para garantir que recebam o suporte necessário para desenvolver seu potencial. A disponibilidade de salas multifuncionais voltadas para esse fim demonstra o compromisso das instituições educacionais em promoverem uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.

Em 2023 foram atendidos 5 alunos matriculados na sala de altas habilidades/superdotação, para o ano de 2024 espera-se um público maior, visto que já houveram várias matrículas novas.

ASSIS CHATEAUBRIAND

Deixe um comentário