Agepar realiza visita técnica à Sanepar e conhece ETE Atuba Sul

Estimated reading time: 4 minutos
Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) estiveram nesta semana na sede da Sanepar, em Curitiba, para realizar uma visita técnica com a finalidade de conhecer melhor os procedimentos da empresa de saneamento. A Agepar é responsável pela regulação, normatização, mediação e fiscalização de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
A abertura do evento foi realizada pelos diretores Fernando Guedes (Administrativo) e Sergio Wippel (Operações). Na sequência, foram apresentados os principais sistemas utilizados internamente em processos ligados ao controle e manutenção de serviços de água e de esgoto, atividades dos laboratórios da Sanepar, situações críticas de abastecimento e o InfoHidro.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
A comitiva da Agepar esteve no Centro de Controle Operacional (CCO), no Alto da XV, onde conheceram as atividades da unidade e também o funcionamento do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).
Os técnicos da Agepar também foram à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Atuba Sul, onde as primeiras etapas da obra de ampliação já foram realizadas. Essas obras aumentam a capacidade da ETE e tornam o sistema de tratamento mais modernizado e eficiente, beneficiando mais de um milhão de moradores da região Leste de Curitiba e de cidades da Região Metropolitana. Com a expansão, a ETE Atuba Sul atenderá novos padrões ambientais e terá aumento de 40% na sua capacidade de tratamento, ficando entre as maiores estações de tratamento do Estado.
Presente em todo o evento, o diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno, explicou que a visita técnica foi um momento de conhecer profundamente os processos e atividades da Sanepar. “Percebemos que existe uma equipe técnica qualificada na Sanepar e uma direção à altura dos desafios enfrentados pela Companhia diariamente. Juntamente com a Agepar, também composta por um grupo de alta qualidade, vamos dar conta do recado e trabalhar juntos pelo Paraná”, afirmou.
Para o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, receber a comitiva da Agência foi uma oportunidade importante para demonstrar o trabalho realizado, o empenho do corpo funcional, o desenvolvimento dos processos internos, as melhorias já alcançadas e planejadas e os desafios específicos do saneamento
“A visita da Agepar proporcionou um momento importantíssimo para mostrarmos porque a Sanepar é uma referência nacional e internacional, com 6 milhões de serviços feitos anualmente, equipes fortalecidas para levar a melhor qualidade ao saneamento e trazer o resultado que temos no Paraná, hoje com 100% dos nossos clientes atendidos com água tratada e 82% de cobertura no esgotamento sanitário, sendo 100% dele tratado”, disse o presidente. “Não vamos poupar esforços em relação às metas do Governo do Paraná sobre a universalização do saneamento”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
EQUIPES – Na visita técnica, também estiveram presentes, pela Sanepar, os diretores Bihl Zanetti (Comercial), Abel Demétrio (Financeiro), Anatalício Risden Júnior (Inovação e Novos Negócios), Melissa Ferreira (Comunicação e Marketing) e Robson Augusto Pascoalini (Governança Riscos e Compliance). As apresentações da Companhia foram realizadas pelos gerentes Paulo Marini, César Augusto Ramos, Cynthia Malaghini, Juliana Pilotto, Luciana Dolci Balbinoti e Fabian Monteiro; e pelos coordenadores Raul Marcon, Edymilson dos Santos e Douglas Peres.
Pela Agepar, participaram da visita os diretores Rejane Schirr Scolari (Regulação Econômica), Marcelo Curado (Administrativo-financeiro), o coordenador Jurídico José Chede, o assessor especial da Presidência, Ivo Ericsson, e os assessores Thiago Mourão e Maria Regina de Souza.