Matinhos terá seis novos reservatórios de água para o verão 2025

Estimated reading time: 3 minutos

Encerrou nesta terça-feira (8) a abertura da licitação da Sanepar para a instalação e o fornecimento de mais seis reservatórios de água tratada para atender a cidade de Matinhos durante o próximo verão. Com capacidade para armazenar 525 mil litros de água tratada, os equipamentos ficarão instalados nos balneários de Gaivotas, Riviera e Solimar, buscando atender pontos críticos de abastecimento. A concorrência ocorreu na modalidade pregão-eletrônico e foi finalizada às 9h15 desta terça.

Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o planejamento da Sanepar para o Litoral considera o crescente aumento do número de pessoas que visitam as praias do Paraná a cada ano.

“A cada fim de temporada, a Sanepar inicia os trabalhos para preparar a infraestrutura dos sistemas de saneamento e também de diversos serviços, como a limpeza dos areais, por exemplo. Nosso foco é atender cada vez melhor a moradores e veranistas. As pesquisas têm demonstrado satisfação da população com a Sanepar e vamos continuar nos empenhando para prestarmos sempre os melhores serviços”, diz Bley.

A pesquisa mais recente sobre as atividades da Sanepar no Litoral demonstrou que 94,9% dos entrevistados disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o fornecimento de água tratada prestado pela Sanepar nos municípios da orla paranaense. Realizada no último verão, entre 20 e 23 de fevereiro de 2025 pelo Instituto Paraná Pesquisas, e registrada no Conselho Regional de Estatística, a pesquisa tem grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais.

As 1.494 pessoas ouvidas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná colocaram como os pontos mais positivos o abastecimento de forma ininterrupta e a qualidade da água, considerada ótima.

MELHORIAS – Além dos reservatórios extras para o verão, Matinhos ainda terá melhorias na captação de água, com investimentos superiores a R$ 6,2 milhões. O gerente regional da Sanepar no Litoral, Marcos Muniz, informa que as melhorias deixarão o sistema mais preparado para situações de chuvas torrenciais, que arrastam sedimentos, elevam a turbidez da água e prejudicam o processo de tratamento, incluindo a instalação de flocodecantadores, equipamentos que eliminam impurezas da água antes do tratamento. 

“A implantação deste processo garantirá que a Estação de Tratamento de Água de Matinhos possa operar mesmo com níveis mais altos de turbidez”, diz.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.