Obras de ampliação da cobertura de esgoto iniciam na segunda para atender 48 cidades

Estimated reading time: 4 minutos

As obras da Parceria Público-Privada (PPP) na Microrregião (MR) Oeste do Paraná iniciam na próxima segunda-feira (14) com o objetivo de aumentar a cobertura de esgoto e atingir as metas do Marco Legal do Saneamento. No início deste mês, a Sanepar, em parceria com a empresa Acciona – responsável pelas obras –, apresentou oficialmente em Maringá o plano de ação da Parceria Público-Privada (PPP) para os prefeitos e secretários. Foram dados os detalhes e funcionamento das obras para representantes de 48 municípios. O investimento previsto é de R$ 2 bilhões até 2033.

Com a contratação da Acciona na região, será possível atender cerca de 252 mil pessoas até 2033. A empresa será responsável pela implantação de sistemas onde ainda não há cobertura de esgoto, além da ampliação e modernização das estruturas já existentes. A Sanepar seguirá como responsável pela fiscalização, regulação e operação dos serviços, garantindo a qualidade e a segurança da execução.

Na abertura do evento de apresentação, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou a importância do diálogo permanente com os municípios e o papel do saneamento como ferramenta de transformação social.

“Saneamento é inclusão social, é saúde pública, é dignidade. Por isso, a Sanepar se coloca como ponte entre os municípios e os investimentos. Queremos manter um canal aberto com os prefeitos para que as demandas locais sejam compreendidas e atendidas de forma assertiva”, afirmou.

Para viabilizar a ampliação dos serviços na região, já foram investidos R$ 2 bilhões em obras preparatórias. Aquelas que serão iniciadas no dia 14 terão execução gradual, conforme as características, necessidades e urgências de cada cidade.

O diretor do Projeto da Acciona no Paraná, Lineu Machado, reforçou o compromisso da empresa com os objetivos do novo marco legal do saneamento e com a melhoria da qualidade de vida da população. “Nossa equipe já está mobilizada e preparada para atuar com agilidade e eficiência. Vamos aplicar toda a expertise internacional da Acciona neste projeto, para que possamos cumprir os prazos e, acima de tudo, entregar mais qualidade de vida aos paranaenses”, disse.

INVESTIMENTOS CONCRETIZADOS – Municípios como Mandaguaçu já colhem os frutos de investimentos anteriores da Sanepar. A cidade, que tinha menos de 30% de cobertura de esgoto, está em processo de expansão e deve mais do que dobrar essa taxa até 2027.

“Estamos muito otimistas com esse novo ciclo de investimentos, que vai modernizar toda a rede de esgoto do município. É um avanço importante para a saúde e para o desenvolvimento humano da nossa população”, afirmou o prefeito José Roberto Mendes (Beto Dentista).

Em Santa Fé, o crescimento na cobertura de esgoto ao longo da última década também reflete a parceria com a Sanepar. “Quando assumi a prefeitura de 2013 a 2016, tínhamos apenas 26% de cobertura. Hoje já chegamos a 60% e, com esse novo projeto, vamos avançar ainda mais, levando saúde e qualidade de vida à nossa população”, disse o prefeito Edson Palotta.

Campina da Lagoa, que ainda não contava com sistema de esgoto, já deu início às obras de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

O prefeito Padre Gianny José Gracioso Bento destacou a importância da iniciativa. “É um novo tempo que se inicia para Campina e para todo o Paraná. A chegada do sistema de esgoto vai transformar a vida das pessoas. Parabenizo a Sanepar por liderar esse projeto que traz saúde e dignidade para a nossa população”, conclui.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.