Sanepar capta R$ 375 milhões em financiamento sustentável para ampliar ETE em Curitiba

Estimated reading time: 3 minutos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) concluiu a captação de R$ 375 milhões por meio do Eco Invest – uma linha de financiamento vinculada ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC). A operação foi coordenada pelo Banco do Brasil e a Oliveira Trust e marca a primeira transação da Sanepar dentro do programa federal voltado a investimentos sustentáveis em infraestrutura de saneamento.

Os recursos serão aplicados na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) CIC Xisto, em Curitiba. Os investimentos beneficiarão cerca de 700 mil habitantes da Região Metropolitana de Curitiba. A estação terá ampliada a sua capacidade de tratamento de esgoto de 490 para 1.368 litros por segundo e passará por uma modernização tecnológica, com a substituição do processo anaeróbio por tratamento aeróbio.

As obras vão aumentar a eficiência operacional da unidade, contribuindo para melhorar a qualidade da água do Rio Barigui. A intervenção faz parte do Plano Plurianual de Investimentos da Sanepar, que já garante 100% de cobertura de água tratada e 99,3% de coleta e tratamento de esgoto em Curitiba.

“Esta captação de recursos demonstra o envolvimento da Sanepar na busca de uma agenda ambiental focada em práticas de ASG (sigla para Ambiental, Social, Governança)”, comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A linha de crédito utiliza o modelo de blended finance — financiamento misto que combina recursos públicos e privados para alavancar investimentos sustentáveis. Essa abordagem reduz os custos de capital para projetos com alto impacto socioambiental, superando barreiras financeiras típicas do setor. Os projetos selecionados atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com ênfase nos ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

PRÊMIO TRATA BRASIL – Na última semana, a capital paranaense foi premiada na 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico Trata Brasil. A cidade de Curitiba, conforme ranking geral do saneamento de 2025 do Instituto Trata Brasil (ITB), é a primeira nos indicadores que abrangem a universalização, sendo a única capital do País que já atingiu as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, com nota 10 nos quesitos atendimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.