Educação ambiental: Sanepar une nostalgia e tecnologia com a volta da mascote Aqualino

Estimated reading time: 5 minutos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta quarta-feira (3) a nova fase do projeto Estação Sanepar, iniciativa de educação ambiental que percorrerá 185 cidades atendidas pela empresa. A grande novidade desta edição é a união entre inovação tecnológica e memória afetiva: o projeto marca o retorno oficial do Aqualino, mascote da infância de muitos paranaenses nas décadas de 1980 e 1990.

Originalmente inspirado no Cristalino – primeiro personagem da Companhia nos anos 80 –, o novo Aqualino mantém o formato de gota d’água, mas ganhou traços modernos e um cinto de “AquaUtilidades”. A volta do personagem é uma estratégia para conectar pais e filhos, conta a gerente de Desenvolvimento Socioambiental e responsável pelo Estação Sanepar, Palloma de Felix. “Ele é uma figura conhecida na memória de quem foi criança nas décadas de 80 e 90. É uma estratégia para conectar os pais, pela memória afetiva, e os filhos, pela ludicidade”, diz.

Durante a solenidade de lançamento, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou que a iniciativa reflete a importância da conscientização para o uso racional da água. “As chuvas que antes duravam dois dias, hoje caem em 15 minutos, trazendo prejuízos e não recuperando os mananciais. Por isso, temos que estimular os jovens, pois são eles que vão construir o nosso futuro. A conscientização para o uso racional da água é urgente”, afirmou.

Totalmente repaginado em uma versão “5.0”, o Aqualino se junta à coruja super-heroína Sane para levar conscientização. Os dois personagens vão acompanhar as vans da Estação Sanepar e ainda protagonizam um gibi que será entregue ao público infantil. A publicação “Ciclo do Rio ao Rio” traz uma história em quadrinhos para conscientização sobre os cuidados com a água e o esgoto, acompanhada de explicação dos processos realizados pela Sanepar.

TECNOLOGIA NA ESTRADA – Outra novidade desta edição do projeto são os três novos veículos adaptados que seguirão para a estrada. As vans da Estação Sanepar trazem a reboque os chamados Smart Moovs: quiosques tecnológicos movidos a eletricidade. Essas unidades móveis e não tripuladas são equipadas com telas de alta definição e tecnologia imersiva, permitindo que as crianças participem de jogos virtuais educativos.

“A estrutura se completa com jogos gigantes de tabuleiro, dados e maquetes interativas que demonstram, na prática, como funcionam os processos de captação, tratamento e distribuição da água, bem como a coleta e tratamento de esgoto”, contou Palloma.

As unidades móveis do Estação Sanepar iniciam seu cronograma de viagens em Guaraqueçaba, Morretes e Antonina, no Litoral paranaense. Durante a temporada de verão, as equipes do projeto vão atender aos veranistas nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Depois, cada van vai percorrer uma região do Estado, atendendo principalmente estudantes das escolas municipais.     

TESTADO E APROVADO – O evento de lançamento permitiu que os alunos da Escola Municipal Irmãos Rebouças e os filhos de empregados da Sanepar fossem os primeiros a testarem as novidades e a interagirem com a dupla de mascotes.

Para Daciane dos Santos Pereira, empregada há 20 anos na Diretoria Comercial, a experiência foi uma oportunidade de mostrar na prática o que seus filhos, Enzo (10 anos) e Cecília (6 anos), ouvem em casa. “Eles têm orgulho de falar que a mãe trabalha na Sanepar e explicam para os amiguinhos como funciona o tratamento da água. Eu gostei bastante dos jogos e da didática; às vezes a gente explica e eles não entendem muito bem, mas aqui, com a tecnologia, fica muito claro”, avaliou.

A importância de começar a educação ambiental desde o berço motivou Karina, técnica química da Sanepar há 19 anos, a levar sua filha Clara, de apenas 1 ano e 11 meses. “Eu queria que ela conhecesse o trabalho da mãe e já visse a importância da conservação ambiental, da natureza. Acho que essa educação deve vir desde pequeno”, disse Karina.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.