Cursos da Sanepar ensinam a fazer reparos nas instalações hidráulicas e ligações de esgoto

Estimated reading time: 5 minutos
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promove em todo o Estado cursos e oficinas para capacitar encanadores, contribuindo para a geração de renda. Nesta semana, em parceria com a Prefeitura de Mangueirinha, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Agência do Trabalhador, realizou dois cursos gratuitos na cidade, um voltado para encanadores que desejam se especializar no padrão de ligação do esgoto da Sanepar e outro de manutenção hidráulica que é destinado para mulheres.
Nas noites de terça e quarta-feira (26 e 27), a formação em “Padrões Técnicos de Ligações Prediais Hidrossanitárias” reuniu 17 participantes. No curso, com 8 horas de duração, eles aprenderam a trabalhar com ligações prediais de esgoto, a fazer manutenções e pequenos reparos em tubulações de água e esgoto, a identificar vazamentos e limpar caixa-d’água, entre outros serviços.
Participante do curso e representante da Agência do Trabalhador, Edson Paulo de Siqueira destaca a oportunidade de qualificação. “Como o aprendizado, você se capacita para desenvolver algo lá na frente, seja para você mesmo ou para um terceiro, que talvez não tenha tido este conhecimento”, diz.
Edson falou sobre a importância do acesso ao sistema de esgotamento sanitário. “Quanto às instalações do esgoto, eu sou um privilegiado. Moro no bairro Mangueirinha 2 e, com 62 anos, pela primeira vez moro numa casa com esgoto. Para mim, foi motivo de muita alegria a estrutura que a Sanepar, em parceria com a prefeitura, nos concedeu. E a gente vai fazer de tudo para manter a ligação dentro de todos os padrões corretos”, afirma.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
SÓ PARA MULHERES – Na tarde de quarta-feira (27), a “Oficina de Hidráulica para Mulheres” teve a participação de 30 pessoas, com foco na identificação de vazamentos, pequenos reparos hidráulicos em torneiras, registros, vasos sanitários, pias, lavatórios, entre outros. A proposta tem como principal objetivo promover a autonomia das mulheres e incentivar a economia doméstica.
“O simples ato de limpar uma caixa d’água, o conserto de uma descarga, de um registro de chuveiro, a gente pode fazer de tudo. Faço bastante coisa em casa, e o curso vai me ajudar muito”, afirma Daize Josefa Soares da Fonseca, moradora do bairro Darci Bahls Veiga.
Funcionária de uma Unidade Básica de Saúde, Vanderleia Olenisnki do Amaral destaca que o curso vai ajudá-la a identificar pequenos vazamentos em casa e no local de trabalho. “É um curso muito bom que nos dá uma experiência nova e muito aprendizado. Que venham mais oportunidades assim para mulheres”, diz.
O instrutor da capacitação, Danielison Pinto, que atua da Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar, destaca a presença da empresa na comunidade com projetos que são diferenciais nos resultados alcançados para a interligação da rede coletora de esgoto.
“O curso de capacitação para encanadores e os cursos de pequenos consertos para mulheres do município, que tiveram a participação expressiva da população, nos trazem a sensação de um serviço socioambiental realizado com sucesso junto a essa população. O fechamento desse projeto são imóveis interligados à rede, melhores índices de saneamento, melhor qualidade de vida e desenvolvimento para a cidade. É isso o que a Sanepar tem trazido para o Oeste e Sudoeste do Paraná”, comemora.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
TRABALHO COMUNITÁRIO – Além das capacitações para encanador e manutenção hidráulica, a Sanepar desenvolveu em Mangueirinha várias atividades voltadas para a população, como reuniões comunitárias, oficina de sabão ecológico com reaproveitamento de óleo de cozinha usado, oficina de reúso da água e instalação e manutenção de cisternas, oficinas de horta doméstica, de proteção de minas e nascentes, de consumo consciente da água e atividades com a comunidade escolar, como o projeto Sustentabilidade – da Escola ao Rio e o Jardim de Água e Mel.
Também continua em andamento a orientação direta ao cliente para a interligação adequada do imóvel à rede de esgoto. “A abordagem feita nas casas, que chamamos de orientação técnica, busca saber como está o conhecimento a respeito da ligação de esgoto, ter um retrato de como está a situação na residência, se tem fossa ou não tem. É um diálogo com o morador, uma responsabilidade compartilhada. A Sanepar instala a rede, e o morador tem a obrigação de interligar”, alerta Marilucia Cyrino Rodrigues, gestora das Ações com a Comunidade.
As abordagens domiciliares são realizadas por agentes uniformizados, identificados com crachá e automóvel “A Serviço da Sanepar”, treinados e fiscalizados pela Companhia.
AEN