Sanepar discute possibilidades com empresas da Europa, América Latina e Ásia
Estimated reading time: 5 minutos
Os potenciais econômicos e de sustentabilidade da Sanepar têm atraído a atenção de empresas e governos de países da Europa, América Latina e Ásia. A Companhia está investindo em estratégias para buscar a universalização do saneamento no Paraná e ampliado os horizontes em busca de novos negócios para a empresa.
Nesta semana, uma comitiva da China, com integrantes da China Civil Engineering Construction Corporation – CCECC, se reuniu com a diretoria da Companhia, em Curitiba, para apresentar uma proposta de parceria com vistas à modernização e universalização de serviços de saneamento.
“Estamos de portas abertas para dialogar com o mundo todo e, felizmente, com retornos bastante positivos”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. “Temos capacidade financeira e cerca de R$ 12 bilhões para serem investidos nos próximos quatro anos para alcançarmos a universalização do esgoto antes da meta nacional e somos referência no setor”.
A reunião com a diretoria da Sanepar contou com a presença do vice-governador Darci Piana e do presidente do Invest Paraná, Eduardo Bekin, e de diretores da Sanepar.
A eles foram apresentadas propostas de melhorias já realizadas pela corporação pelo mundo — especialmente na Ásia e na África — na construção de equipamentos para o saneamento. A companhia destacou que tem a flexibilidade para desenvolver projetos personalizados para a Sanepar e dentro das exigências do regime legal brasileiro, bastante distinto do chinês.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
OUTROS PARCEIROS – Integrantes do grupo chinês não foram os únicos em agendas internacionais que estão buscando a Sanepar como parceira. Representantes do Reino Unido, Alemanha e Argentina também estiveram na Sanepar, nesta semana, para avançar com parcerias que incluem até a perspectiva de construção de novas oportunidades de negócio.
Paul Hilditch, cofundador da Firefly Green Fuels, startup do Reino Unido, destacou o posicionamento estratégico da Sanepar com vistas ao futuro do saneamento. “A Sanepar é uma empresa ambiciosa, aberta a novas tecnologias e a pensar ‘fora da caixa’, em busca de soluções em um novo nível para ajudar as pessoas no Paraná”, afirmou.
O presidente da empresa alemã Bluemove Consulting GmbH, Arthur Dornburg, esteve em Curitiba para demonstrar os resultados dos estudos sobre valorização de biogás em andamento em parceria com o banco alemão KfW e a startup alemã Graforce. “A Sanepar tem uma cultura muito moderna e inovadora, em busca de ideias para o desenvolvimento de novas tecnologias, como a empresa já fez com a Estação de Tratamento de Esgoto Belém. Lá, há condições muito boas para realizar coisas que nunca realizamos em outro lugar do mundo”, destacou.
Daniel Nolasco, CEO da empresa Nolasco Associados, da Argentina, apresentou para a Sanepar os resultados preliminares sobre o estudo de eficientização de estações de tratamento de esgoto em curso na Companhia.
A Sanepar também possui tratativas em andamento com a empresa Kyowa Kako do Japão e com a empresa Phytorestore, com sede na França, com quem vem dialogando sobre estudos voltados a novos negócios na área de valorização de lodo de esgoto.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
COOPERAÇÃO TÉCNICA E NOVAS FRONTEIRAS – A Sanepar está desenvolvendo atualmente um projeto de cooperação voltado ao compartilhamento de conhecimentos com o governo de Honduras, para reduzir a perda de água e melhorar a eficiência energética no saneamento do país caribenho, por meio de uma parceria dos governos do Brasil, Alemanha e Honduras.
“O Brasil faz parcerias com o mundo todo para levar a quem precisa nossas ideias que deram certo e melhoram a vida das pessoas. Priorizamos a escolha das nossas empresas públicas e mistas, que têm muito a ensinar. Por isso, escolhemos a Sanepar para esse apoio em Honduras”, disse o gerente de Projetos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Josué Nunes Neto, durante visita técnica de uma comitiva hondurenha à Sanepar.
Outra parceria em que a Sanepar transfere conhecimentos é a cooperação com o governo do Paraguai, que conta com o suporte do governo do Japão, para que, a partir da expertise da companhia paranaense, os paraguaios construam seu próprio programa de combate às perdas d’água.
Um importante passo para a expansão do mercado em outros estados e países foi dado pela Companhia no final de julho, com a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Acciona, multinacional espanhola especializada em infraestrutura sustentável e energias renováveis.
AEN