Sanepar promove ação de soltura de peixes em rios de Cascavel

0 85

Em comemoração ao Dia do Rio, equipes da Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel, ONG Amigos dos Rios e de parceiros ambientais fizeram a soltura de peixes em mananciais de abastecimento da cidade. Os alevinos de lambaris, curimbatás e piaparas, que foram adquiridos com recursos próprios da Sanepar, vão contribuir para a manutenção do ciclo da vida nos cursos de água.

Nesta ação, três rios da cidade (Cascavel, Peroba e Saltinho) receberam os novos moradores, que são de espécies nativas da região e que vão auxiliar com a qualidade da água e com o meio ambiente. Neste sábado (2), uma nova ação será feita no Rio São José, que também é manancial de abastecimento da cidade, e no Rio do Salto, que em breve irá fornecer sua água para abastecer os moradores de Cascavel.

A comunidade está convidada a participar desta atividade. O encontro para a ação está marcado para às 8h30, na Capela Divino Espírito Santo, em São Salvador.

DIA DO RIO – O Dia do Rio foi instituído para chamar a atenção de todos sobre a preocupação com a escassez da água e a necessidade de preservação dos recursos hídricos. O rio, além de fornecer a água para a população, é um recurso importante para a vida e a sobrevivência de muitas espécies, dentre elas o homem.

As atividades comemorativas à data iniciaram-se na sexta-feira (24) com uma caminhada reflexiva e a limpeza simbólica nas margens do Lago Municipal de Cascavel. Os parceiros ambientalistas percorreram trecho da pista de caminhada do Lago e fizeram uma parada no último ponto de desassoreamento, onde a equipe da Sanepar explicou os compromissos e as etapas cumpridas até agora.

Outra ação programada, a da coleta de lixo nas margens das nascentes do Rio Cascavel e nas áreas circunvizinhas ao lago, foi adiada em razão das condições do tempo. Uma nova data será agendada para que entidades, órgãos estaduais e municipais e a própria comunidade desenvolvam ações de proteção aos cursos de água da cidade.

Da AE Notícias

CASCAVEL

Deixe um comentário