Triplo A: Sanepar mantém patamar mais alto da escala de rating da Moody’s

Estimated reading time: 5 minutos

Prestes a completar 63 anos de sua fundação na próxima sexta-feira (23), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu última na sexta-feira (16) relatório da Moody’s Local Brasil com a afirmação de ratings AAA (triplo A) e perspectiva estável. Isto quer dizer que a agência de classificação de riscos coloca os ratings (notas) da Sanepar no patamar mais alto da escala nacional. Pelo quinto ano consecutivo, a Companhia mantém a nota máxima na avaliação.

 “Estamos muito satisfeitos com esta avaliação da Moody’s validando a solidez financeira da Sanepar e nos dando um selo de confiança para recebermos mais e mais investimentos. A classificação de risco positiva é importante para que continuemos de forma acelerada na busca da universalização do saneamento no Paraná, com a perspectiva de avançar ainda por novos mercados”, comemora o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A avaliação de risco de crédito da Moody’s considera demonstrações e projeções financeiras da Sanepar, além de relatórios de análise da administração, contratos comerciais, societários, jurídicos e de estruturação financeira, entre outros. A agência também pode ter levado em consideração documentos emitidos por fontes confiáveis como agentes reguladores, associações setoriais, institutos de pesquisa, agentes setoriais ou de governo.

O diretor-financeiro e de Relações com Investidores da Sanepar, Abel Demetrio, diz que a reafirmação de triplo A reflete a forte política financeira da Companhia num cenário de desafios, tanto na economia em geral quanto no setor. Desde 2021, que a Moody´s coloca a Sanepar na mais elevada posição de rating, frente aos desafios operacionais e aos riscos do mercado financeiro.

“Na perspectiva do marco legal do saneamento e do desafio do setor, temos caminhado de forma cada vez mais pujante. Mesmo diante da elevada complexidade da gestão, considerando seus ativos e as metas estabelecidas nos contratos com o poder concedente, a Sanepar trabalha para elevar ainda mais os índices de atendimento à população e, ainda, antecipando prazos”, explica Abel.

DESTAQUES – O Relatório de Classificação de Risco de Crédito emitido pela Moody’s Local Brasil destaca alguns diferenciais da Sanepar no mercado, diante da demanda de alto volume de investimentos no setor de saneamento.

“A afirmação do Rating Corporativo da Sanepar reflete seus contratos de concessão de longo prazo, aliados a uma demanda resiliente e à geração de caixa estável e previsível. Ainda, incorporamos em nossa análise a área de concessão economicamente atraente da Companhia e seu desempenho operacional sólido, com índices de cobertura de água e esgoto mais elevados frente aos pares nacionais e índice de perdas abaixo da média nacional. Por fim, consideramos a forte política financeira da Companhia, que se traduz em uma posição de liquidez confortável nos últimos anos”, diz o relatório.

Dentre os fundamentos da reafirmação do triplo A, a Moody’s destaca a forte posição da Sanepar no mercado diante da elevada diversificação de clientes e contratos regularizados, já que a Companhia opera em 346 municípios, com contratos uniformizados até 2048 para 343 deles. Também considera a perspectiva de diversificação/expansão geográfica a partir de parcerias visando a participação consorciada em concorrências de saneamento.  

Outro ponto destacado pela Moody’s diz respeito ao crescimento do faturamento comparando 2024 e 2025. Tanto o faturamento quanto os indicadores de atendimento com os serviços de água tratada (100%) e com rede coletora de esgoto (81,9%) são considerados pela agência de crescimento elevado em comparação com outras empresas de saneamento do país. Dentro disso, tem-se a perspectiva de crescimento de volumes de maneira orgânica, sem necessidade de obras transformacionais. Isto tudo, além de um fluxo de caixa operacional/dívida bruta consistente, se mantendo acima de 25%, diminuindo os riscos associados à liquidez.

Também é destacado na avaliação o plano plurianual da Companhia, que aponta investimentos de R$ 13,1 bilhões entre 2026 e 2030. Neste sentido, o volume faz jus ao desafio da universalização do saneamento. Apesar de já ter excelentes indicadores de atendimento, o investimento constante da Sanepar também visa garantir a segurança hídrica de sua área de concessão.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.