MACC promove atendimentos especializados voltados a saúde do idoso

Estimated reading time: 5 minutos

Zelar pela saúde da pessoa idosa também integra as ações do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). No mês de outubro – em alusão ao Dia da Pessoa Idosa – as equipes reforçaram os atendimentos voltado exclusivamente a esse público. A iniciativa fortalece o comprometimento com a saúde.

“No MACC, o atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, preparada para olhar o idoso de forma completa”, explica a coordenadora do MACC, Andressa Cristiane Ferreira dos Santos. “Contamos com geriatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutica e enfermeira. Quando necessário, também envolvemos nutricionista, psicóloga e assistente social”.

Segundo a Andressa, o atendimento aos idosos em Toledo é contínuo e faz parte da linha de cuidado da pessoa idosa, que funciona de forma integrada entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada. “Na prática, o idoso é acompanhado pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) que é a porta de entrada do sistema. Lá, ele passa por avaliações, acompanhamento de rotina e classificação de risco”, pontua.

Quando o caso é mais complexo ou precisa de avaliação com especialistas, de acordo com a coordenadora, a equipe da UBS encaminha o paciente para o MACC – que é o ambulatório referência de atenção especializada da 20ª Regional de Saúde. “Esse trabalho conjunto entre os dois níveis de atenção — a Unidade Básica e o Ambulatório Especializado — garante que o cuidado do idoso seja integrado e mais resolutivo”.

ATENDIMENTO INTEGRALIZADO – Levar atendimento e informação aos idosos é fundamental para prevenir doenças e identificar problemas de saúde de maneira mais precoce. “Muitas vezes, sintomas considerados ‘normais da idade’ podem ser sinais de doenças que têm tratamento e a detecção precoce faz toda a diferença”, alerta.

A integração na rede de atendimento à saúde, conforme a coordenadora, permite identificar de forma mais precisa as necessidades do paciente idoso e definir melhor os próximos passos do cuidado, garantindo que o acompanhamento seja contínuo e resolutivo. Além disso, essas ações ajudam o idoso a entender melhor seu próprio corpo, a participar ativamente do cuidado com a saúde e a manter sua qualidade de vida, evitando complicações e internações desnecessárias.

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL – “O envelhecimento faz parte da vida, e o nosso papel é garantir que ele aconteça com saúde e dignidade. O trabalho em rede, com a participação de todos os níveis de atenção, é essencial para isso. A linha de cuidado da pessoa idosa mostra que é possível oferecer um atendimento próximo, humano e resolutivo. Quando levamos o cuidado e a informação até o idoso, reforçamos a importância de olhar para essa fase da vida com atenção e respeito. O objetivo é que cada idoso tenha acompanhamento contínuo e se sinta acolhido em todos os momentos”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Atendimento Extramuro leva saúde para idosos dos municípios da 20ª RS

O Atendimento Extramuro da Linha de Cuidados em Saúde do Idoso – promovida pelo Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) foi uma ação realizada em alusão ao mês de outubro – dedicado à saúde da pessoa idosa. Os atendimentos também foram realizados nos municípios de Guaíra, Mercedes, Nova Santa Rosa e Palotina. A iniciativa reafirma o compromisso das equipes com o cuidado humanizado, integrado e em rede.

No dia 16 de outubro, o município de Mercedes recebeu a equipe multidisciplinar da Linha de Cuidados em Saúde do Idoso para a realização de um atendimento extramuros. Os atendimentos estiveram voltados aos idosos estratificados como alto risco.

“Quando nossa equipe vai até os municípios conseguimos fazer o atendimento de forma conjunta e integrada com a Atenção Primária à Saúde (APS), avaliando o paciente na mesma hora com o suporte da equipe da unidade básica”, destaca a coordenadora do MACC, Andressa Cristiane Ferreira dos Santos. “Já realizamos outras ações extramuro em Palotina, Nova Santa Rosa e Guaíra, principalmente, dentro das Instituições de Longa Permanência para Idosos. Também fizemos atividades de educação em saúde com os idosos em Assis Chateaubriand”.

MERCEDES – O município de Mercedes foi um dos escolhidos, pois se destaca por possuir 100% da população idosa estratificada e, segundo Andressa, demonstra excelente organização e comprometimento com a Atenção Integral à Saúde. A ação contou com a presença de profissionais da Atenção Primária (Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes) e da Atenção Secundária (MACC/Ciscopar), promovendo um atendimento conjunto e integrado.

Durante o encontro, houve troca de experiências entre as equipes, discussão de casos e planejamento compartilhado do cuidado, o que contribuiu para o aprimoramento do tratamento dos pacientes e o fortalecimento do vínculo entre os serviços. Os idosos que necessitarem de acompanhamento especializado em geriatria terão retorno agendado no Ciscopar ou no próprio município, conforme a necessidade, com apoio e orientação dos profissionais do MACC, garantindo a continuidade do cuidado.

Da Redação*

MERCEDES

*Com informações do MACC

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.