Saúde realiza encontro sobre planejamento familiar
Gestantes rondonenses participaram, recentemente, de um encontro com a equipe multidisciplinar referente ao programa de planejamento familiar, tendo por local o CIS Especialidades. No encontro foi explanado sobre a laqueadura, cuja ação teve como objetivo aconselhar e orientar as gestantes interessadas no procedimento conforme a Lei nº 9.263, de 12/01/1996, e a Lei nº 14.443, de 02/09/2022, com vigência a partir de março de 2023. O tema foi apresentado pela assistente social Marla Dutra, pela enfermeira Alexandra Mendonça e pela psicóloga Franciele Engelmann, integrantes do programa de planejamento familiar.
Organizado pela Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, o encontro contou com as presenças da representante da pasta, Luana Borth, do diretor do Hospital Cruzatti, Everson Medeiros, da enfermeira do centro cirúrgico, Andressa Scaravonatto, e da representante da coordenação da Atenção Primária, enfermeira Tatiane de Freitas.
ALTERAÇÃO DA LEI – A Secretaria Municipal de Saúde informa que esse foi o primeiro encontro com as gestantes após a alteração da Lei. A pasta acrescenta que haverá uma série de etapas até chegar à finalidade, que envolve a realização das cirurgias de laqueadura.
Ao apresentar alguns dados, Luana Borth destacou que a administração municipal já viabilizou a realização de 178 laqueaduras do período de setembro de 2018 a dezembro de 2022, além de 199 vasectomias de junho de 2017 a dezembro do ano passado.
O processo é regulamentado por lei, que foi alterada em setembro para facilitar o acesso da população aos procedimentos. Entre as alterações, constam a mudança da idade mínima de 25 para 21 anos; possibilidade de fazer a laqueadura logo após o parto, independente da quantidade de cesáreas e sem a necessidade do consentimento do cônjuge. “No entanto, é preciso lembrar que deverá ser respeitado o período de 60 dias após a manifestação da vontade, conforme previsto em lei”, pontua Luana.
Os casais rondonenses com interesse em realizar os procedimentos de laqueadura e vasectomia devem buscar orientações no Serviço Social do CIS (Centro Integrado de Saúde), localizado na Rua 7 de Setembro, nº 1.744. Mais informações podem ser obtidas pelo número 3254-3563.
MARECHAL CÂNDIDO RONDON