Tuberculose: tratamento correto possibilita a cura

0 2

Nesta quinta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data serve como alerta para toda a população sobre os perigos da enfermidade e os riscos de transmissão. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. Ela é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de gotículas expelidas durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com a doença pulmonar ou laríngea sem tratamento.

Este bacilo entra no organismo e se aloja no pulmão ou em outras partes do corpo, como ossos, pleura (camada que reveste o pulmão), rins, gânglios, meninges (membranas que envolvem o cérebro), caracterizando a tuberculose extrapulmonar. Uma pessoa com tuberculose pulmonar sem tratamento pode infectar de dez a 15 pessoas em média, durante um ano. Com o início do tratamento a transmissão tende a diminuir gradativamente, e após 15 dias ela encontra-se muito reduzida.

A diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno, explica que os sintomas da tuberculose estão normalmente relacionados com o local que a bactéria se encontra, sendo mais comum existirem sintomas respiratórios como: tosse por mais de duas semanas; produção de catarro; febre baixa (geralmente no final da tarde); suores noturnos; cansaço; dor no peito, perda do apetite; emagrecimento; escarro com sangue em casos mais graves.

PREVENÇÃO – Ela pontua que a prevenção pode ser através da vacinação. “A vacina BCG é a principal forma de prevenção da tuberculose nas formas graves em crianças. Deve ser aplicada preferencialmente no primeiro mês de vida da criança. Esta vacina está disponível em todos os postos de saúde do município”. Investigação e profilaxia dos contatos, principalmente contatos domiciliares, dos pacientes em tratamento, além de medidas como manter ambientes bem ventilados, proteger a boca com o antebraço ou com lenço ao tossir e espirrar, uso de máscara e evitar aglomerações são outras medidas de prevenção.

TRATAMENTO – O tratamento da tuberculose é feito com uso de antibióticos específicos para a doença e são fornecidos pelo Ministério da Saúde, sem custos ao paciente. Juliana cita que o tratamento tem duração de seis meses aproximadamente. “É fundamental que o paciente tome as medicações regularmente pelo período recomendado para que não crie resistência bacteriana e torne a recuperação mais difícil e demorada. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de maneira correta, de acordo com as recomendações médicas”, enfatiza.

REDE DE ATENDIMENTO – O diagnóstico, tratamento e acompanhamento da tuberculose são realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, preferencialmente na unidade mais próxima da residência do paciente, seguindo-se o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. A diretora de Vigilância em Saúde explica pontua que atualmente Toledo tem 12 pacientes em tratamento, sendo nove pacientes do sexo masculino e três pacientes do sexo feminino. Dos 12 pacientes, dez tratam tuberculose pulmonar e dois pacientes tuberculose forma extrapulmonar. A faixa etária mais acometida em ambos os sexos é entre 30 e 50 anos.

Todos os anos os serviços de saúde fazem ações pontuais com orientação em sala de espera, painel educativo, orientações e entrega de folders nas casas durante visita dos agentes comunitários de saúde e durante atendimentos nas unidades. “Como o serviço está se reestruturando devido ao atendimento da Covid-19, as ações deste ano serão breves e direcionadas para pequenos públicos. Nos anos anteriores desenvolvemos ações maiores como palestras em empresas e outros locais da comunidade com maior número de público”.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário