Reconhecimento: Sebrae/PR de Toledo presta homenagem às finalistas do município
Estimated reading time: 5 minutos
Histórias diferentes. Empreendimentos diferentes. Vidas diferentes. Mas o sonho em fazer dar certo sempre foi o mesmo. No Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as histórias de vida de Anelize Marleni Berwig e Gelir Maria Giombelli trouxerem inspiração e motivação – ambas de Toledo estiveram entre as vencedoras do Prêmio.
Para celebrar as conquistas, o Sebrae/PR Regional de Toledo promoveu, na manhã de quarta-feira (10), um café comemorativo. O evento contou com a presença de autoridades municipais. Na ocasião, as premiadas foram homenageadas.
Na etapa estadual – realizada em Curitiba – Anelize foi finalista na Categoria MEI. Enquanto, Gelir conquistou o 1º lugar estadual na Categoria Produtora Rural, garantindo vaga na etapa nacional, realizada em outubro, em Florianópolis, onde alcançou o 3º lugar entre empreendedoras de todo o Brasil.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
DE MÃE PARA FILHA – “Receber esse reconhecimento é também realizar o sonho da minha mãe. Foi com ela que eu aprendi a costurar. Sempre lutei pelo reconhecimento da profissão, lutei contra o preconceito e busco sempre dar o melhor ao cliente”, relata Anelize ao lembrar do início da profissão de costureira.
Já são 38 anos dedicados à costura com muitas histórias, muitos desafios e muitas conquistas. “Temos o Stoffhauss Atelier. É um espaço que faz peças sob medida, com atendimento de consultoria e que busca levar algo exclusivo para a cliente. Conto com a parceria da minha filha que há 14 anos trabalha comigo e segue a profissão”.
Sobre a relação com o Sebrae, Anelize pontua que contribuiu com o crescimento profissional. “Eu vim para Toledo faz 10 anos. Mas minha história com o Sebrae começou quando ainda residia em Marechal Cândido Rondon, depois em Santa Helena. Sempre estive em busca de cursos, de capacitações, de treinamentos. Quando vi sobre o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios decidi fazer minha inscrição e confesso fiquei surpresa e muito feliz com a premiação. É algo que ficará eternamente em minha memória”.
RECEITA DA VITÓRIA – Gelir Maria Giombelli aprendeu com a mãe a fazer queijo. A mãe aprendeu com a avó paterna. E assim a receita tem passado de geração para geração. A premiada vem de família de agricultores e segue com amor e dedicação como produtora rural.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Sei fazer queijos e faço com amor”, declara. “Com o passar dos anos e conhecimento fundamos a Vila Belli e passamos a produzir queijos artesanais com selos de excelência. É uma trajetória de lutas, de batalhas e meu sentimento por essas premiações é de gratidão”.
Gelir conta que essa foi a segunda vez que fez a inscrição para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. “Na primeira vez, eu não consegui preencher tudo corretamente. Mas dessa vez deu certo, contei com a ajuda de familiares e amigos. Deu tão certo que foi uma surpresa receber a notícia de que eu era finalista – primeiro no estadual e depois no nacional. São muitas pessoas para agradecer”.
São mais de 20 anos de parceria com o Sebrae/PR. De acordo com Gelir, oder contar com o Sebrae/PR permitiu que a produção de queijos pudesse ser aprimorada, além de crescer. A fábrica de queijos artesanais produz aproximadamente 500 quilos por mês e o portfólio inclui variedades como: Tomme Negro D’Oeste, colonial maturado, colonial fresco e Bellagio, elaborado à base de erva-cidreira.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO – O gerente regional Oeste Sebrae/PR, Augusto Stein, destaca que quanto maior fica uma instituição, mais responsabilidades ela têm. “Muitas vezes, essas responsabilidades, elas se traduzem em números. Contudo, os números não conseguem traduzir uma parte muito importante que fazemos e quando acontece esse tipo de situação – uma premiação – é como se fosse a tradução do que os números não conseguem entregar”.
Stein reforça a importância da atuação do Sebrae/PR ao estar comprometido com a proposta de trabalho, com o cumprimento das metas, com a colaboração do desenvolvimento. “Que essas histórias de sucesso e superação sejam amplamente divulgadas. O exemplo alavanca, o exemple motiva, o exemplo faz com que mais mulheres sejam mulheres de negócios”.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, destaca a superação das empreendedoras e como elas servem de inspiração. “O que essas mulheres – Anelize e Gelir – representem envolvem a nossa base econômica. É algo que nos torna referência. É a superação das dificuldades de gerir um negócio e crescer com elas. O exemplo delas é inspiração. Este é o momento de celebrar. Temos orgulho e o patriotismo em tê-las representando toda a nossa gente, nossa região”, conclui
PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS – O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo mulheres que, com inovação, visão estratégica e gestão eficiente, transformam realidades e contribuem para o desenvolvimento econômico e social de suas regiões. Desde 2004, o prêmio celebra empreendedoras que se destacam por sua dedicação, capacidade de superação e impacto positivo na comunidade.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria