Secretaria de Comunicação valoriza o profissional de Toledo e região

Estimated reading time: 5 minutos

O setor de Comunicação desempenha um papel crucial na gestão da informação e na interação entre um governo e a sociedade. A sua importância reside na garantia da transparência, na divulgação de informações oficiais e na promoção do diálogo entre o poder público e o cidadão. A editora do JO Bruna Manfroi entrevistou no PodCast ‘Algo a Mais’ o secretário municipal de Comunicação de Toledo Márcio Pimentel.

O secretário recorda que a recriação da pasta é uma determinação do prefeito Mario Costenaro quando ele ainda era pré-candidato. “A comunicação foi um pedido da maioria dos profissionais da área. A recriação da Secretaria era uma urgência, pois a decisão de atrelar a Comunicação ao Gabinete adotada na gestão anterior enfraqueceu o setor como um todo. São assuntos diferentes: um faz a comunicação institucional e o outro do agente público. São questões distintas e, por isso, devem ‘caminhar’ separadas”.

Pimentel complementa que a recriação da Secretaria valoriza o profissional de Comunicação que tanto contribuiu e contribui para a solidificação e a consolidação de Toledo nos cenários Estadual e Federal. “Nós procuramos refazer a Comunicação de uma maneira que fique mais abrangente e não focada em uma pessoa. Anteriormente, a rede social foi o foco e a relação com os veículos mais tradicionais foi deixada de lado. Atualmente, nós temos a preocupação em mostrar as ações da Prefeitura como um todo e atender os vários públicos, como rádio, televisão, revista, jornal, portal, enfim”.

AVALIAÇÃO – O secretário também lembra que cometeu erros no começo da gestão e até pelo próprio sistema de aprendizado. “Fomos ajustando algumas ações e elas foram se solidificando. Nem sempre quando se ‘apanha’ está tudo errado ou quando é elogiado está tudo certo. Nós procuramos avaliar os nossos erros e diante da necessidade realizamos melhorias. O prefeito quer um governo para as pessoas. No começo tentaram colar no prefeito uma imagem que não era real. Quando a pancada vem devemos ter a humildade de reconhecer que está errado e fazer as correções ou também filtrar muitas ‘coisas’”.

Pimentel pondera que é preciso ter inteligência emocional e ter paciência necessária para absorver, respirar e ter as próprias convicções para se manter fiel. “Entendo que hoje as pessoas começaram a compreender melhor quem é o prefeito. Ele não é influenciador e não queremos vender isso, porque não é real. Ele é um homem sério, responsável, ético e transparente e ele quer que a gestão seja desta forma. Mudar uma cultura requer tempo, esforço e necessita de dedicação”.

CONTEÚDO – Outro fator mencionado pelo secretário é que a equipe tem sido demandada pelos veículos de comunicação. “Isso significa que geramos conteúdo. Conseguimos ter uma boa divulgação das ações do município em função da nossa relação com o meio de comunicação. Nós procuramos atender cada veículo dentro da sua especificidade”.

Pimentel informa ainda que a equipe é vigilante nas redes sociais e trabalha com mais eficiência para reduzir ‘os contras’ e ao mesmo tempo não perder quem apoia. “Não podemos esquecer do grupo que nos ajudou e precisamos dar uma resposta para a população independente de quem seja. Em nenhum lugar, você faz algo sozinho. A comunicação tem uma estrutura e ela te dá essa condição; em dar visibilidade a quem é de direito”.

CONFIANÇA – Por fim, ele enfatiza que nunca imaginou se tornar secretário. “Nunca imaginei estar neste posto. Eu entendo e compreendo a grandeza do meu cargo, mas lido com naturalidade. Não me deslumbro com o poder. Eu estou no cargo; eu não sou o cargo, porque ele não é meu”.

Pimentel acrescenta que trabalhará o máximo possível para que o prefeito mantenha a confiança naquilo que faz. “No começo da minha carreira, eu queria ser jornalista esportivo. Mas, sempre gostei de política. Hoje, entendo que é por meio da política que conseguimos mudar os fatos ou as situações. Porém, nunca me vi como jornalista político. As ‘coisas’ acontecem em nossa vida e te levam por um caminho e o meu caminho me trouxe até aqui”.

Conforme o secretário, não se arrepende de nada do que fez. “Talvez eu fizesse de uma forma diferente. Mas naquele momento o meu conhecimento e a informação que tinha era aquilo”. Pimentel salienta que tem buscado visitar os veículos de comunicação com frequência. “Conheço as dores e tenho conhecimento do meu trabalho na Comunicação de Toledo, que é facilitar a vida dos profissionais”.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.