Selo Clima Paraná tem crescimento de 154% e bate recorde de inscrições

Estimated reading time: 4 minutos

Implementada pelo Governo do Estado em 2024 como uma vertente dentro da premiação principal, o Selo Clima Paraná–Cidades teve um crescimento de 154% em um ano. Passou de 13 para 33 inscrições. Ao todo, 313 instituições, entre empresas privadas (260), órgãos públicos (20) e prefeituras municipais (33), almejam a condecoração. Esse é o maior número de registros na história da condecoração, iniciada em 2015. A cerimônia de premiação será em dezembro.

O prêmio, promovido de forma anual pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), tem o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“Esse resultado mostra o engajamento crescente dos municípios, das organizações públicas e privadas com relação à agenda climática”, afirma a coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia. “Esse movimento é muito significativo, levando em conta que o Selo Clima não apenas reconhece as boas práticas, mas também inspira outras iniciativas e fortalece a reabilitação climática em todo o Paraná”.

Ela destaca a variedade das inscrições, que abrangem setores como agronegócio, indústrias alimentícias, automotivas e químicas, empresas de transporte e logística, associações, cooperativas, shoppings centers, locadoras de veículos, laboratórios farmacêuticos e metalúrgicas, entre outros.

Em relação às principais práticas destacadas estão o plantio de árvores nativas, campanhas educativas, destinação correta de resíduos, programas de compostagem, hortas comunitárias, coleta de tampinhas e ginástica laboral. Também se destacam iniciativas sociais e de saúde, como as campanhas temáticas – Outubro Rosa, Setembro Amarelo e Novembro Azul –, e de vacinação, além de ações sociais como Campanha do Agasalho e Natal solidário.

“Há, sem dúvida, um avanço significativo nas questões ambientais, sociais e de governança em todo o Paraná”, diz Walquíria.

PRÊMIO – Lançado em 2015, o Selo Clima Paraná é um instrumento do Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei 17.133/2012). Ele foi desenvolvido como uma estratégia do Governo do Estado para incentivar, reconhecer e valorizar práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Mais do que uma certificação, ele representa um compromisso público com a sustentabilidade, promovendo a cultura Ambiental, Social e de Governança (ESG) em diferentes esferas. A metodologia é fundamentada nos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de outros compromissos internacionais como as campanhas Race to Zero e Race to Resilience.

A proposta é destacar organizações que, por meio de suas ações concretas, demonstram protagonismo ambiental e responsabilidade socioeconômica nos campos de atuação.

A certificação é aberta a três categorias de participantes: organizações privadas, órgãos públicos e municípios. Cada participante passa por um processo de avaliação técnica, com foco em resultados alcançados ao longo dos 12 meses anteriores à inscrição.

Para as categorias organizações privadas e órgãos públicos, a pontuação final obtida define a categoria da organização dentro do selo: Categoria A, para aqueles que atingem 11 pontos ou mais; Categoria B, entre 7 e 10,99 pontos; Categoria C, de 3 a 6,99; e Categoria D, entre 1,60 e 2,99 pontos – sendo este o mínimo necessário para obter a certificação.

O reconhecimento, válido por 12 meses, funciona como uma oportunidade de valorização da atuação climática de cada participante e reforça a imagem institucional de quem o recebe. Na edição mais recente, em 2024, mais de 185 participantes foram certificados. No total, 495 organizações foram condecoradas desde o início do prêmio, em 2015.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Selo Clima Paraná.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.