Com 313 inscritos, Selo Clima Paraná tem 70% de aumento nas adesões em 2025

Estimated reading time: 3 minutos

O prêmio Selo Clima Paraná, concedido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) para empresas, órgãos públicos e prefeituras que assumem o compromisso de medir e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), bateu recorde de inscrições em 2025. São 313 participações, 70% a mais em relação ao ano passado, que contou com 184 concorrentes. Esse é o maior número de inscritos na história da condecoração, iniciada em 2015.

Os postulantes agora passarão por uma análise técnica pela equipe da secretaria, em preparação para a cerimônia de premiação, que ocorrerá em dezembro.

O selo, com validade de um ano, reconhece entidades que contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas. “O Selo Clima Paraná é uma política pública muito importante do Estado, que reconhece e estimula as ações concretas de muitos municípios, além de organizações privadas e públicas que estão contribuindo para o enfrentamento das mudanças climáticas e para o avanço das questões ambientais, sociais e de governança no Paraná”, afirma a coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia.

Entre os participantes deste ano estão 260 empresas privadas e 20 instituições públicas, além de 33 municípios que participam por meio da categoria Selo Clima Paraná-Cidades. Incorporada à premiação no ano passado, a classificação valoriza prefeituras, secretarias, departamentos e demais órgãos que compõem a estrutura administrativa da prefeitura municipal que desenvolvem políticas sustentáveis baseadas em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG).

Desde o lançamento da Iniciativa, em 2015, o Selo Clima Paraná já reconheceu 495 organizações. Na avaliação para a concessão da certificação, são considerados fatores como o uso de fontes de energia renovável, ações de compensação das emissões de gases de efeito estufa, programas sociais, como bolsas de estudo, e práticas de governança que envolvem inovação tecnológica e boas práticas de gestão.

“Alcançamos um número importante, um crescimento bem significativo, o que demonstra a relevância do Selo Clima e o interesse cada vez maior da sociedade em encontrar mecanismos de mitigação das mudanças climáticas”, diz Walquíria.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Selo Clima Paraná.

AEN

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.