Prêmio que reconhece sustentabilidade das empresas será entregue em dezembro

Estimated reading time: 3 minutos

A edição 2025 do Selo Clima Paraná já tem data. A cerimônia de entrega será no dia 2 de dezembro, às 19 horas, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O evento celebra a contribuição das organizações e municípios do Paraná para a sustentabilidade ambiental e a gestão climática. A comemoração contará ainda com um momento especial de reconhecimento às instituições que participam desde o início do projeto, em 2015, celebrando os dez anos do prêmio.

Neste ano houve recorde de inscrições: 313 participantes, um aumento de 70% em relação a 2024. Na categoria Organizações Públicas, por exemplo, o crescimento foi de 300%. A evolução em Organizações Privado ficou em 53%. Já o salto na divisão por Cidades, o salto foi de 154%. No total, mais de 7.424 ações ESG foram declaradas em 2025, com diversificação que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e reconhece ações voltadas à mitigação das mudanças do clima, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento das práticas de responsabilidade socioambiental.

Para o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, a consolidação da Selo Clima Paraná, com o incremento no número de postulantes, demonstra o crescente interesse e comprometimento das organizações e municípios com a sustentabilidade no Estado.

“A sustentabilidade é o novo nome da ética. A ética empresarial e a ética pública precisam da sustentabilidade como guia e horizonte”, afirmou. “Esses princípios estão no centro das 30 COPs já realizadas e refletem o compromisso do Brasil e de boa parte do mundo com o desenvolvimento sustentável”.

COMO FUNCIONA – O Selo Clima Paraná é uma iniciativa que envolve empresas privadas, instituições públicas e municípios. A avaliação dos participantes é baseada nos resultados alcançados nos 12 meses anteriores à inscrição e considera critérios como uso de energia renovável, compensação das emissões de gases de efeito estufa, implementação de programas sociais e boas práticas de governança e inovação tecnológica.

O selo tem validade de um ano e serve como um reconhecimento público das organizações que se destacam em suas ações climáticas e sustentáveis. Para empresas e municípios, obter o selo significa reforçar sua imagem institucional e consolidar o compromisso com práticas que reduzem impactos ambientais e promovem o desenvolvimento social e econômico de forma equilibrada e responsável.

Desde sua criação, o prêmio já reconheceu 495 organizações, com mais de 185 certificadas em 2024. Isso reflete o crescente engajamento de diferentes setores na busca por soluções inovadoras e eficientes para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Selo Clima Paraná.

AEN

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.