Semana começará com 10º Festival Nacional de Circo de Toledo

0 247

Soem as trombetas e rufem os tambores, o circo está chegando. Programe-se, já vai começar, é na próxima segunda-feira (20), vem aí o 10º Festival Nacional de Circo de Toledo e a 17ª Mostra de Circo Social. Uma diversidade de atrações culturais com artistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e de vários municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Os espetáculos estão programados para acontecer em cinco pontos da cidade [Teatro Municipal, Circo da Alegria (anexo à Escola Municipal Anita Garibaldi), Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes), Clube Caça e Pesca, e Parque Ecológico Diva Paim Barth], os eventos ocorrerão de forma simultânea de 20 a 24 de novembro (segunda a sexta).

“Esse ano temos uma programação de nível técnico muito alto. Espetáculos bem diversificados e lúdicos, abrangendo públicos variados. Ainda temos vagas nos espetáculos noturnos no Teatro Municipal. Para isso basta retirar o convite gratuitamente no próprio Teatro, na Secretaria da Cultura ou na Secretaria da Educação”, salienta o coordenador do Circo da Alegria e um dos organizadores do evento.

Os convites para a programação diurna já foram esgotados. Houve uma forte adesão das escolas. Entre os espaços, Teatro Municipal, Circo da Alegria e CEU das Artes, o 10º Festival Nacional de Circo deve receber algo próximo a seis mil crianças. 

Dado lembrou que na sexta-feira (24) às 18h30 teremos um grupo de Presidente Prudente – SP (Rosa dos Ventos) que é especialista em espetáculos de rua, se apresentando no Parque Ecológico Diva Paim Barth. “Eles são referência nacional na palhaçaria. Todo evento que participam eles se destacam”. Logo depois, às 20h, no espetáculo Luz e Fogo, que é uma marca festival, terão várias intervenções artísticas com competição de malabares de fogo, entre outras atrações que deixarão o público extasiado marcando o encerramento do evento. 

O cronograma (confira, na íntegra, no fim da matéria) contempla ainda a ministração de oficinas e a exposição alusiva ao espetáculo “O Circo no Velho Oeste”, que tem a curadoria de Paula Bombonatto, o apoio de Zigo Scholer, e montagem e ensaios do Circo Ático, que, ao lado do Ministério da Cultura, está responsável pela organização do 10º Festival Nacional de Circo de Toledo e da 17ª Mostra de Circo Social. Os eventos recebem patrocínio da M.A. Máquinas, da Agrícola Dall´Oglio e da Estrada Distribuidora de Combustíveis e o apoio do Circo da Alegria, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), das secretarias municipais da Educação e da Cultura, da Design Cultural Trintra & Um, da Sand Paper, da Escola Nacional de Circo (Enclo) Luiz Olimecha, da BWA, da Rosenberger Formaturas, da Pingos D’ Arte, da Locação Nacional, da Carbox Band, da Banda Sameoldsay, da Escola Municipal Anita Garibaldi.

Programação – Confira abaixo a programação de espetáculos e oficinas do 10º Festival Nacional de Circo de Toledo e da 17ª Mostra de Circo Social:

20/11 – SEGUNDA-FEIRA

Local: Teatro Municipal

19h30 – Abertura oficial

20h – Show Circo Ático 15 Anos – Circo Ático (Toledo/PR_

21/11 – TERÇA-FEIRA

Local: Circo da Alegria

9h – Oficinas de Pizza Acrobática (Grupo Palombar, de Tiradentes/SP) e de Palhaçaria (Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente/SP)

Local: Teatro Municipal

9h – Shows com grupos regionais – Circo da Alegria/Níveis I e II Matutino (Toledo/PR), Oeste Circus (Vera Cruz do Oeste/PR), Pingos D’ Arte (Entre Rios do Oeste/PR), Trupe Circense Gralha Azul (São João/PR) e Circo do Distrito Luz Marina (São Pedro do Iguaçu/PR)

14h – Shows com grupos regionais – Circo da Alegria/Níveis I e II Vespertino (Toledo/PR), Grupo de Arte Circense Ampére, Circo Real (Realeza/PR) e Trupe Nerci Potrick (Ampére/PR) – e intervenções com Camila Cequinel, a “Madame Virgulina” (Curitiba/PR) e Sandro da Costa, o “Palhaço Crespinho” (Toledo/PR) e mediação de Aires Coutinho, Alex Machado e Vanuza Heloísa

20h – Espetáculo “Bombelhaço”, do Grupo Circo Teatro Palombar (Tiradentes/SP) – Direção: Adriano Mauriz

Local: CEU das Artes

14h30 – Show com a Trupes Circenses Gralha Azul (São João/PR) e com o Circo, Movimento e Vida (Cimovi, de São Jorge D´Oeste/PR)

22/11 – QUARTA-FEIRA

Local: Teatro Municipal

9h – Shows com grupos e artistas regionais – Fabrício Soares Izarias (Ouro Verde do Oeste/PR), Circo Conviver (Manfrinópolis/PR), Grupo Mud’art, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Palotina/PR), Circo Social de Marmeleiro, Circo de Maripá e Circo da Magia (Toledo/PR)

14h – Espetáculo “A fábula do dèjavu infinito”, com Vanuza Eloiza (Campo Mourão) e intervenções com Camila Cequinel, a “Madame Virgulina” (Curitiba/PR) e Sandro da Costa, o “Palhaço Crespinho” (Toledo/PR) e mediação de Aires Coutinho, Alex Machado e Vanuza Heloísa

20h – Espetáculo “O Circo no Velho Oeste”, do Circo da Alegria (Toledo/PR) – Direção: Paula Bombonatto

23/11 – QUINTA-FEIRA

Local: Circo da Alegria

9h – Espetáculos “Latin Lover Show” (com Rodrigo Mallet, da Cia. Bravata de Circo e Teatro, de Curitiba/PR) e “No Ar” (com Aires Coutinho, da Coutinho e Gabardo Empreendimentos Artísticos, de Curitiba/PR)

10h – Treino aberto com os professores Raul Vitor Bombonatto e Poliana Aparecida Coelho

Local: Teatro Municipal

14h – Shows com grupos regionais – Circo da Alegria/Nível III (Toledo/PR), Circo Zuriel (Nova Santa Rosa/PR), Arena Circus (Francisco Beltrão/PR), Circus Piaget (Cascavel/PR) e Circo Iros (Marechal Cândido Rondon/PR – e intervenções com Camila Cequinel, a “Madame Virgulina” (Curitiba/PR) e Sandro da Costa, o “Palhaço Crespinho” (Toledo/PR) e mediação de Aires Coutinho, Alex Machado e Vanuza Heloísa

Até 17h30 – Avaliação e premiação de grupos regionais

20h – Show “Cabaré para Fidalgo”, da VSS Produções (Curitiba/PR) – Direção: Rodrigo Mallet

24/11 – SEXTA-FEIRA

Local: Clube Caça e Pesca

9h – Mesa de debates “Avaliação, conteúdos e grades curriculares” com os palestrantes Alex Machado, Paula Bombonatto e Rodrigo Mallet e mediação de Dado Guerra

9h – Oficinas de “Aéreos”, com Alex Machado, da Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro/RJ”; de “Passe de claves”, com Rodrigo Mallet (Curitiba/PR) e “Passe de diabolôs”, com Aires Coutinho e Alexandre Gabardo (Curitiba/PR)

Local: Parque Ecológico Diva Paim Barth

18h30 – Show “Hoje tem espetáculo!!!”, com o Grupo Rosa dos Ventos (Presidente Prudente/SP)

20h30 – Noite de Luz e Fogo, competições e apresentações de luz e fogo, além da participação das bandas Carbox Band e Sameoldsay

Sinopse dos principais espetáculos

Circo Ático 15 Anos – Circo Ático é um grupo toledano que tem atuado nos últimos 15 anos em diversos eventos e realizado shows para pateias de todas as idades. A trupe tem um vasto repertório de espetáculos e para comemorar os 15 anos de atividade com o público neste show, Paula Bombonatto, diretora circense desde a fundação do grupo, faz a seleção dos melhores números que já foram montados, reunindo neste espetáculo três gerações de artistas circenses.

Bombelhaço – Um batalhão de bombeiros composto por palhaços, correm para acabar com um incêndio que tomou conta do picadeiro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e seus equipamentos de combate ao fogo… A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões. Neste show, o “Esquadrão Bombelhaço’ realiza técnicas de acrobacias cômicas e aéreas através do equipamento pizza e materializa a sua pesquisa fazendo uso de elementos cômicos, como cascatas, quedas, tombos, pontapés e tropeções da palhaçaria clássica, além de malabarismos e manipulação de objetos.

O Circo no Velho Oeste – Com direção de Paula Bombonatto, que, nesta montagem, busca criar um novo olhar para o velho oeste (diferente do apresentado pelo cinema norte-americano), o espetáculo terá todos os elementos dos filmes western, mas apresenta, com muita leveza e o mesmo encantamento dos espetáculos anteriores elaborados pelo grupo, vários números coletivos, muitas cores e muita emoção.

Cabaré para Fidalgo – O espetáculo reúne os artistas Rodrigo Mallet, Alexandre Gabardo, Aires Coutinho, Camila Cequinel, Marina Prado, Ystilingue, Fábio Silvestre e Propício em uma homenagem ao palhaço Fidalgo. O personagem, interpretado por Marcos Gabriel Freitas, faz alusão ao grande artista circense do Paraná, que faleceu em 2020, aos 38 anos, por complicações causadas pela Covid-19. Fidalgo Filho de Algo, figura verborrágica, usava o humor para dizer o que pensava sobre temas polêmicos, como política e religião. Com direção de Rodrigo Mallet, o cabaré resgata características, cenas e bordões de Fidalgo em uma grande celebração à vida do artista.

Hoje Tem Espetáculo!!! – Primeiro espetáculo do Grupo Rosa dos Ventos, é um trabalho criado a partir dos clássicos da palhaçaria, com números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. As cenas e números de circo recriadas são adaptações livres e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo de o espetáculo começar, já na montagem de cenário, na troca de roupas, no aquecimento, na passagem de som ou na maquiagem, terminando com um músico nada normal e quatro palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo. O público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos torna-se o personagem principal da roda. Malabaristas, atiradores de faca, entradas de palhaço, cenas de pura comédia dão forma a um espetáculo de rua que mantém as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no imaginário coletivo do circo como universo fantasioso e mágico.

Noite de Luz e Fogo – É um momento de confraternização entre os artistas e convidados onde estes realizam competições de malabares, pirofagia, acrobacias, entre outros números circenses. Esta noite conta ainda com a participação das bandas Carbox e Sameoldsay.

Da Prefeitura de Toledo

Deixe um comentário