Semana da Pátria no Paraná começa com Fogo Simbólico no Palácio Iguaçu

Estimated reading time: 6 minutos
O Governo do Estado e o Exército Brasileiro deram início, nesta segunda-feira (1º), à Semana da Pátria, com uma cerimônia, no Palácio Iguaçu, marcada pelo acendimento da Pira com o Fogo Simbólico da Pátria, que ficará acesa até o dia 7 de setembro. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, estudantes de escolas cívico-militares, de educação especial, da Guarda Mirim e representantes das forças de segurança estaduais e das Forças Armadas.
A cerimônia relembra os 203 anos da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I. Como parte das tradições e valores nacionais, a abertura da Semana da Pátria é marcada pelo recebimento do Fogo Simbólico, cuja chama foi acesa em Brasília e então distribuída para todo o território nacional, permanecendo acesa durante toda a semana.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“A comemoração da Semana da Pátria é um ato simbólico importante, 203 anos que o Brasil passou a ter independência como nação, como País. Cabe a cada um de nós, cidadãos, fazer a sua parte para fortalecer o Brasil”, disse o governador. “Por isso é motivo de alegria estar junto com nossos alunos e com as forças militares, para poder celebrar este momento que simboliza a liberdade”.
Em seu discurso, Ratinho Junior também destacou que a Semana da Pátria é o momento de celebração da bandeira, do verde e amarelo, da natureza esplêndida, das cidades e estados, da união dos povos e da integração de forças que formam a Nação. “Entre erros e acertos, construímos um Brasil poderoso, respeitado e que ajuda a iluminar o futuro do planeta. A Semana da Pátria é importante para transmitir a mensagem de que a paz é melhor do que a guerra”, disse.
Ele também saudou o compromisso com a liberdade. “Esse é o valor incalculável que nos permite sonhar. Devemos buscar cada vez mais a liberdade para construir nossas famílias, comunicar ideias, correr atrás dos sonhos e trabalhar em paz. A liberdade é um valor do Brasil e condição para alcançar uma dos objetivos que estão cravados na nossa bandeira, o Progresso. Não há avanços ou conquistas sem a ampla difusão de ideias e a busca por consensos. A liberdade deve guiar nossas famílias”, disse.
O secretário estadual da Segurança Pública. Hudson Teixeira, destacou o simbolismo da data. “A abertura da Semana da Pátria já é tradicional e antecede os eventos de 7 de setembro. É um resgate à nossa história e à civilidade. A Proclamação da Independência representa muito para o Brasil”, afirmou.
O tradicional desfile de 7 de Setembro ocorre no próximo domingo, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A expectativa é reunir milhares de pessoas. Vão participar do desfile estudantes e entidades civis e militares, incluindo as Polícias Militar, Civil, Penal e Científica, o Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Aeronáutica. Outras cidades paranaenses também irão organizar seu desfile cívico-militar.


FOGO SIMBÓLICO – O uso do fogo como símbolo da Semana da Pátria surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul. A ideia foi levada à Liga de Defesa Nacional, entidade criada pelo poeta Olavo Bilac, patrono do serviço militar brasileiro, para que o Fogo Simbólico da Pátria percorresse o território nacional. A primeira edição ocorreu em 1838, entre as cidades de Viamão e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em Curitiba, o responsável por carregar a chama e acender a Pira com o Fogo Simbólico da Pátria foi o coronel Edgar Marcelo, veterano do Exército e integrante da Liga da Defesa Nacional. “O fogo percorre o Brasil inteiro e hoje acendemos essa chama para iniciar as celebrações no Paraná. São mais de 200 anos de Independência, em um território que foi marcado por muitas lutas e embates, mas que hoje tem suas fronteiras demarcadas, graças a esse povo bravo e guerreiro que é o brasileiro”, disse.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PRESENÇAS – Participaram do evento o chefe do Estado Maior da 5ª Divisão do Exército, coronel Paulo Roberto do Bomfim e Araújo; o comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), coronel-aviador Regilânio Isaías Aguiar de Melo; o capitão dos Portos do Estado do Paraná, capitão de mar e guerra Maurício Tinoco dos Santos Benvenuto; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os chefes da Casa Civil, João Carlos Ortega; e da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro; os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, da Comunicação, Cleber Mata, e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Jeferson Silva; e do Corpo de Bombeiros, Antonio Hiller; o diretor-geral do Detran, Santin Roveda; o superintendente da Guarda Municipal Carlos Celso do Santos Junior; o presidente da Liga de Defesa Nacional, coronel Antonio Carlos de Figueiredo; os deputados estaduais Gilberto Ribeiro, Anibelli Neto, Doutor Leônidas, Alexandre Amaro, Artagão Junior, Tito Barichello e Mara Lima; cônsules e demais autoridades.