Semana da Pátria resgata valores e fortalece a identidade brasileira

Estimated reading time: 4 minutos
Na última segunda-feira (1º), começou a Semana da Pátria, um período com diversas atividades cívicas realizadas em instituições de ensino e repartições públicas com o objetivo de reforçar a importância da independência do Brasil e fortalecer o sentimento de patriotismo e cidadania.
Mais do que usar roupas e acessórios nas cores da bandeira do Brasil – verde, amarelo, azul e branco – o momento faz um convite a uma reflexão sobre o sentimento de patriotismo e respeito aos símbolos nacionais. Também é uma oportunidade de desenvolver a compreensão do passado histórico e do significado da data 7 de Setembro.
É nas escolas e nos colégios que essas atividades ganham mais destaque. A secretária Municipal da Educação Janice Salvador comenta a importância desses momentos na formação dos alunos. As atividades da Semana da Pátria reforçam a reflexão da identidade e ensinam valores. “Essas atividades são ações que fortalecem a nossa condição e reavivam o orgulho de ser brasileiro, de pertencer a pátria que acolhe todos”.
Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, José Carlos Guimarães, enfatiza que a Semana da Pátria é um tempo para lembrar da importância de sermos cidadãos brasileiros e também reafirmar esse sentimento de pertencimento. “Nas escolas, essa tradição ajuda os alunos a conhecer melhor a história do Brasil e entender que cada pessoa tem um papel na construção de uma sociedade melhor. Também é uma forma de valorizar os símbolos nacionais e de unir a comunidade escolar em torno desses valores”.
ATIVIDADES – Durante a Semana da Pátria são realizadas atividades individuais, em classe, com outras turmas, com trabalhos manuais, pinturas, colagens fazendo referência ao Brasil além de cantar o Hino Nacional Brasileiro e aprender o significados dos símbolos nacionais. As atividades são desenvolvida de acordo com a realidade de cada instituição e dentro do planejamento pedagógico. “O objetivo principal é promover a vivência do civismo e o conhecimento da formação do povo brasileiro”, cita Guimarães.
De forma lúdica, com músicas, histórias, artes e brincadeiras que tornam o aprendizado significativo e prazeroso, os alunos compreendem, desde cedo, a importância de valorizar o nosso país. “As escolas têm buscado unir tradição e criatividade. Além do canto dos hinos e das solenidades cívicas, realizam atividades interdisciplinares que envolvem história, arte, literatura e música. Dessa forma, o civismo é resgatado por meio de experiências ativas, que conectam os alunos ao seu cotidiano e tornam o aprendizado mais atrativo”, complementa o chefe do Núcleo.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Janice recorda que a rotina de reflexão relacionada ao civismo é realizada durante o ano todo, com intensificação neste período que antecede a comemoração da independência do Brasil. “Neste período tudo isso ganha mais evidencia. As escola intensificam as atividades com os alunos. Na educação é um direito da criança se aprofundar no conhecimento dos hinos e símbolos, na constituição brasileira e nos desafios que temos. É preciso que isso seja oferecido a elas e que a experiência seja mantida”.
CONTRIBUIÇÃO – Trabalhar o patriotismo nas crianças é fundamental para desenvolver cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. A secretária Municipal da Educação Janice Salvador afirma que o resultado desse trabalho reflete no fortalecimento da cidadania, evidencia os direitos e deveres e enfatiza o reconhecimento do sentimento de pertencer. “É um compromisso na formação dos pequenos cidadãos”.
O chefe do NRE de Toledo, complementa que esses momentos da Semana da Pátria ajudam os estudantes a desenvolver valores importantes, como respeito, responsabilidade e união. “Na escola, fortalecem o espírito de coletividade e a convivência em harmonia. Para a vida, despertam a consciência cidadã, mostrando aos alunos a importância de agir com ética e compromisso no dia a dia”, finaliza José Carlos Guimarães.
Da Redação
TOLEDO