Semana do Agricultor de Toledo é encerrada com homenagem a famílias

Estimated reading time: 4 minutos

As famílias de João Vilson Prolo e Irene Francener Prolo e de Nilson Roque Prolo e Rosalina Vieira Prolo receberam nesta quarta-feira (30) o prefeito Mario Costenaro e o vice Lucio De Marchi para um café da manhã, simbolizando o encerramento da Semana do Agricultor, a primeira grande ação preparada pela recém-criada Secretaria da Agricultura e Proteína Animal (Smap). E num simbolismo ainda maior, o primeiro secretário da Agricultura da história de Toledo, Leoclides Bisognin, também compareceu ao encontro. “Estou feliz porque, lá em 1983, a preocupação era salvar a terra dos agricultores com o combate à erosão. Hoje a situação é bem diferente”, comentou Bisognin.

Já o atual secretário, Luiz Carlos Bombardelli, agradeceu à família Prolo pela recepção e destacou que ali estava outro bom exemplo da importância da diversificação na produção e de como é possível pensar em sucessão no campo. “Hoje Toledo é referência na produção, mas temos que olhar adiante, daqui 30, 40 anos para imaginar se estaremos na mesma situação”, disse Bombardelli.

Mario Costenaro reafirmou também a importância do agronegócio para a consolidação do desenvolvimento de Toledo “e nossa obrigação é fazer com que esse desenvolvimento se espalhe por toda a cidade” e completou: “Também dar o apoio necessário ao nosso produtor, que merece todo nosso respeito e admiração”, reforçou o prefeito, ao lembrar da importância da recriação da Smap para restabelecer o diálogo com o setor.

Bom relacionamento – Essa mudança de comportamento tem sido percebida pelas famílias do campo. “Hoje temos um bom relacionamento com o pessoal da agricultura, da suinocultura, da área rural”, frisou João Prolo, que destacou ser a primeira vez que vê um prefeito no interior participando dessa forma tão próxima das pessoas. “A gente vê esse interesse do prefeito em estar alinhado com todo o pessoal da agropecuária”, afirmou Prolo.

Opinião semelhante tem o gerente regional da Assuinoeste, Edson Pacheco. Segundo ele, a Semana do Agricultor mostra para o município e para a sociedade a importância que as cadeias produtivas têm para o agronegócio. O dirigente afirmou ainda que, enquanto associação, é preciso agradecer “esse cuidado que o município está tendo em estar próximo do agricultor e também do suinocultor. Para nós é uma honra”, disse.

Sucessão é desafio – O secretário da Agricultura e Proteína Animal lembrou sobre a necessidade da sucessão familiar nas propriedades e, na visão de João Prolo, isso tem sido possível no seu caso pela diversificação na produção. “O segredo, na minha opinião, é ter rendimento, ter qualidade de vida para eles [os filhos] poderem se manter, porque hoje o jovem busca muitas oportunidades e nós estamos dando a oportunidade deles se manterem aqui na atividade junto conosco, trabalhando em família”, ensinou o produtor, com a propriedade de quem vive e respira o agronegócio.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.