UCT de Toledo promove Semana do Doador de Sangue
Estimated reading time: 5 minutos
Durante os dias 24 a 28 de novembro, em comemoração do Dia do Doador de Sangue – celebrado na data de 25 de novembro – a Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) realizou uma programação especial. Foram distribuídos – como forma de reconhecimento – brindes exclusivos como ecobags, canetas personalizadas e sachês de escalda-pés para relaxamento a todos que realizarem doações.
“A semana referente ao Dia Nacional do Doador de Sangue transcorreu bem, foi uma semana festiva com a distribuição de ‘mimos’ para os doadores, um número dentro da nossas expectativa, porém com algumas ausências”, avalia a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto. “Foram 191 doadores na nossa sede em Toledo e 60 na Unidade de Marechal Cândido Rondon. Número esse condizente com nossa rotina”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Vania cita que dos 251 doadores da semana foram efetivadas 235 doações. Ou seja, de acordo com os critérios de doação de sangue 16 pessoas apresentavam alguma restrição e não puderam doar.
“Gostaríamos de expressar nossa imensa alegria e gratidão! Todos os doadores adoraram os mimos. Recebemos um apoio especial do Hemepar Curitiba, que enviou ecobags, e nossa equipe de captação preparou brindes cheios de carinho para agradecer a cada um. Deixamos uma mensagem especial a todos que vieram: ‘A missão de heroísmo de vocês foi cumprida com sucesso nesta semana! Agora, o foco é descansar e relaxar para que possam, em breve, voltar a realizar esse gesto de afeto e generosidade que é a doação de sangue’”, declara Vania.
ESTOQUES – Com a campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue os estoques estão em níveis aceitáveis. Contudo, é sempre importante relembrar, que os hemocomponentes do sangue tem uma validade curta, assim, é preciso de doações constantes, em especial, no período de dezembro e janeiro, no qual ocorre uma queda acentuada nas doações.
“O sangue doado nesta semana pode ser utilizado de forma genérica, no caso do concentrado de hemácias, até o fim de dezembro, assim, precisamos de doações frequentes para manter os estoques adequados para o atendimento das demandas hospitalares e isso só ocorre com a ação da sociedade em geral”, explica Vania.
27 DOAÇÕES – A Semana do Doador contou com um marco significativo: a 27ª doação de sangue dos senhores João Antonio Venites e Nelson Luiz Scherer. Segundo Vania, a comemoração dessas 27 doações foi um momento muito especial para a equipe do Banco de Sangue que não mede esforços para fidelizar os doadores através de atendimento humanizado e acolhedor.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
“Para os doadores, foi um momento de reconhecimento do bem que tem feito a tantos anos pela sociedade em geral, muitas vidas foram salvas com as doações desses dois heróis, que por muitas vezes ficam no anonimato. A fidelização de doadores de sangue é a base para um estoque seguro e constante, vital para salvar vidas diariamente”, afirma.
A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo destaca que doadores frequentes não apenas garantem o suprimento para emergências, cirurgias e tratamentos contínuos, mas também contribuem para a segurança do estoque, pois tendem a apresentar melhores perfis de saúde e menores taxas de reações adversas. “Para sustentar essa base essencial, é fundamental investir sempre na criação de um relacionamento positivo. Um atendimento de excelência, informações claras e a melhoria contínua dos nossos serviços são pilares que incentivam o retorno e transformam um gesto pontual em um compromisso contínuo com a vida”.
AGRADECIMENTO – Vania agradece apenas os doadores que estiveram na Unidade na última semana, mas também a todos que passam pelo Banco de Sangue diariamente, espalhando vida e esperança para pacientes e familiares que dependem de transfusões de sangue.
“Esperamos que este gesto de amor ao próximo se espalhe e que possamos ter, a cada dia, mais pessoas falando sobre a importância da doação de sangue e, principalmente, doando esperança e amor em forma de sangue”, agradece.
Da Redação
TOLEDO