Semana Literária do Sesc: em Toledo programação vai até sábado

Estimated reading time: 10 minutos
Inicia nesta quarta-feira (13) a programação da 44ª edição da Semana Literária Sesc PR. As atividades seguem até o sábado (16). O tema central deste ano é ‘Cidades literárias’. Para atender os mais diversos públicos e envolver toda a família, Toledo contará com uma programação diferenciada.
“Nossa programação envolve vários espetáculos”, cita o gerente do Sesc Toledo, Fernando Turin. “São duas apresentações por dia sendo uma no período da manhã e outra o período da tarde: às 9h e às 14h30”, comenta ao explicar que grupos diferente são os responsáveis pelas apresentações.
As atividades envolvem o tema ‘Cidades literárias’. Turin pontua que a programação visa ser interativa, com o intuito de envolver todas as idades e fomentar o desejo pela leitura.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
TODOS OS PÚBLICOS – “A 44ª edição da Semana Literária Sesc PR é gratuita e aberta para toda a comunidade. A perspectiva é que iremos receber, em média, 120 a 150 crianças por período, pois estaremos recepcionando algumas escolas do município”, destaca.
O último dia da Semana Literária acontece no sábado (16) e contará com uma programação especial. “Para encerrar a edição deste ano iremos promover a 6ª etapa do Sábado em Família/Sesc Lazer. Será um dia com algumas atividades também voltadas para essa área da literatura. Fica o convite para que toda a comunidade aprecie toda a programação que é totalmente gratuita”, reforça o convite.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
PROGRAMAÇÃO – Confira as atividade diárias da 44ª edição da Semana Literária Sesc PR:
Feira do Livro
Max Livraria e Informática
De 13 a 16 | 8h30 às 12h, 13h30 às 18h
A Max Livraria e Informática atua na cidade de Toledo. Na feira podem ser encontrados gibis, quadrinhos, livros infantis e adultos. A Livraria Max participa da Feira do livro da Semana Literária do Sesc desde o ano passado, sempre com opções para todas as idades e livros a partir de R$ 3,00.
Exposição: Multiculturalismo e a Etnomatemática
De 13 a 16| 8h30 às 17h30
A exposição tem como tema central Multiculturalismo e a Etnomatemática e apresenta uma coletânea de atividades desenvolvidas por estudantes das escolas municipais parceiras do projeto Futuro Integral na Escola. Ao longo dos meses de junho e julho, as crianças foram convidadas a mergulhar em um universo de saberes diversos, explorando as histórias, culturas e tradições oriundas do continente africano, bem como os modos de vida de diferentes etnias indígenas brasileiras. Ao visitar a mostra, o público poderá conhecer um pouco do trabalho realizado nas escolas e refletir sobre a importância de respeitar, preservar e celebrar a diversidade cultural que compõe a identidade do Brasil.
Os Tapetes Contadores de Histórias
Espetáculo de Contação de Histórias: Palavras andantes
Dia 13 | 9h às 10h, 14h30 às 10h
No caminho pelo mundo muitas histórias são vividas, narradas e ouvidas. Nesta apresentação de contação de histórias, Cadu Cinelli e Dag Bach, com seus tapetes trazem algumas dessas narrativas que foram colhidas ao longo do caminho. Assim costuram e bordam as aventuras, peripécias e poesias que os encantam. Muitas dessas histórias guardam em si mistérios, magias, sabedorias e um pouco de tolice. Histórias de Quem Anda Pelo Mundo é uma sessão de histórias d’Os Tapetes Contadores de Histórias com Cadu Cinelli e Dag Bach. Todas as narrativas desta sessão ganham vida nas mãos e palavras do narrador ao manipular os belos bonecos e tapetes do acervo do grupo.
Bate-Papo com a escritora Malgarete Justina Frasson
Dia 13 | 10h às 10h30
O livro Infantil conta a história de uma ratinha que desde bem pequena era muito curiosa, esperta e aventureira. Ela tinha um sonho de um dia voar. Ao longo de sua jornada, ela vai descobrindo os lugares, coisas e pessoas diferentes que existiam próximos de sua toca e vai cada vez mais longe até chegar a um lugar onde seu sonho pode se tornar realidade. Malgarete Justina Frasson nasceu em Nova Araçá–RS. Formada em Filosofia e pós-graduada. Desde menina a arte marcou presença em sua vida. Poeta e contista de coração e alma. Tem trabalhos publicados em Projetos Literários, Coletâneas, Antologias e em sua página pessoal. Publicou em 2017 seu primeiro livro Meu Olhar Poesias. Em 2025 seu segundo livro A Ratinha que sonhava voar. Membro do Clube da Poesia de Toledo–PR e fundadora da cadeira 21 da Academia de Letras de Toledo.
Sarau Literário com a Academia De Letras e Clube Da Poesia
Bate-papo com escritores locais
Dia 13| 15h30 às 16h
Encontro com escritores locais convidados, com bate-papo literário, declamações poéticas e leitura de trechos literários pelos próprios autores. A iniciativa promove momentos de apreciação da literatura e de aproximação entre leitor e escritor, valorizando a troca de experiências e o contato direto com quem cria as histórias.
Show: Música Para Brincar, Cantar E Se Conectar
Com Banda Casa Cantante
Dia 14 | 9h às 10h, 14h30 às 15h30
O show ‘Músicas para Cantar e Brincar’ é sinônimo de diversão com muita música, para crianças de todas as idades. No repertório, a Banda Casa Cantante une as cantigas de roda tradicionais da cultura popular brasileira, como Peixe Vivo, Caranguejo, Pirulito e A Canoa Virou, com canções autorais como Lobo Guará, Bolha de sabão e Vagalume Lume, DinoTi e muitas outras. O público participa do início ao fim do espetáculo musical, interagindo e se divertindo a cada canção com coreografias e brincadeiras.
Bate-papo com a escritora Celina Gomes
Com seu livro “Theo, uma formiguinha diferente”
Dia 14 | 10h às 10h30
Theo, uma formiguinha diferente
O que acontece quando desejamos explorar novas possibilidades ainda não experimentadas ou mesmo concebidas pela família na qual nascemos? Por que, para tantos indivíduos, trilhar os caminhos de sempre parece ser mais seguro? Quais são as consequências de pensar de modo distinto dos demais em uma comunidade? Tais questionamentos atravessam a história e os pensamentos de Theo, uma jovem formiguinha que enxerga para si um destino diferente do futuro projetado para as suas milhares de irmãs que habitam o território do Doce Formigueiro. Contrariando expectativas, Theo enfrenta desafios pessoais e coletivos em busca de seus objetivos, encarados por muitos como inadequados. Essa é uma história de coragem, mas, sobretudo, de empatia e de amor. Celina Gomes é doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisadora no âmbito dos Estudos Culturais, Estudos da Mulher e da Ecocrítica, escritora de literatura infantojuvenil e docente do Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand – PR, atuando nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. É integrante do Gepeif – Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do IFPR e presidente da Academia de Letras do Oeste do Paraná – Alop. É, ainda, mãe da Manuela.
Sarau literário com a Academia de Letras e Clube Da Poesia
Bate-papo com escritores locais
Dia 14 | 15h30 às 16h
Encontro com escritores locais convidados, com bate-papo literário, declamações poéticas e leitura de trechos literários pelos próprios autores. A iniciativa promove momentos de apreciação da literatura e de aproximação entre leitor e escritor, valorizando a troca de experiências e o contato direto com quem cria as histórias.
A Roupa Nova Do Rei: Espetáculo Com Grupo Reminiscências
Dia 15 | 9h às 10h, 14h30 às 15h30
“A roupa nova do rei” narra a história de um rei tão apaixonado por suas roupas novas, que nelas gastava todo seu dinheiro, enquanto a população do reino convivia com os mandos e desmandos do vaidoso rei. Certo dia, chegaram à cidade hóspedes trapaceiros disfarçados de tecelões, que prometeram ao rei um tecido com os mais altos padrões de cores e fazendas que tinham a especialidade de parecer invisível às pessoas destituídas de inteligência, ou aquelas que não estavam aptas para os cargos que ocupavam. É nesse contexto de conflito entre a população e o rei que temas como consumo, ética e política começaram a ser debatidos, provendo mudanças importantes no reinado.
Mesa-Redonda: Territórios da Escrita, com Cristovao Tezza e Noemi Jaffe com mediação de Lucas André Berno Kölln
Dia 15 | 9h45 às 11h
Local: Auditório Unioeste – Campus Toledo
Cristovão Tezza é autor de mais de 20 obras de ficção, e um dos mais prolíficos, premiados e traduzidos autores brasileiros de sua geração. Noemi Jaffe é escritora, professora de literatura e de escrita e critica literária. Doutorou- se em Literatura Brasileira pela USP e publicou diversas obras. Neste bate-papo, os escritores irão abordar o tema Territórios da escrita, conversando com o público sobre as possibilidades que a escrita oferece, além de trazer um pouco sobre suas carreiras na literatura. A mediação será feita por Lucas André Berno Kölln é mestre em História pela Unioeste e Doutor em História pela USP.
Sarau Literário com a Academia De Letras e Clube Da Poesia
Bate-papo com escritores locais
Dia 15 | 10h às 10h30
Encontro com escritores locais convidados, com bate-papo literário, declamações poéticas e leitura de trechos literários pelos próprios autores. A iniciativa promove momentos de apreciação da literatura e de aproximação entre leitor e escritor, valorizando a troca de experiências e o contato direto com quem cria as histórias.
Encontro Com Escritores: 10 anos da Coletânea Sesc de Contos Infantis com escritores locais selecionados nas edições anteriores.
Dia 15 | 15h30 às 16h30
Para celebrar a literatura infantil e valorizar a identidade cultural paranaense, o Sesc PR lança oficialmente a 10ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis. Para comemorar, foram convidados os escritores toledanos que já foram selecionados em edições da Coletânea: Ana Welter – Edição 2018; Lucrecia Welter Ribeiro – 2019; Malgarete Frasson – 2020; Maria Eunice Silva de Lacerda – Edição 2020 e 2024 e Ney Arboleya – 2022.
Oficina: Ossos Do Ofídio, Com Marcelino Freire – Oficina literária de escrita criativa
Dia 16 | 8h30 às 11h30 – Vagas Esgotadas
Neste curso breve, Ossos do Ofídio, o escritor Marcelino Freire, a partir de exemplos práticos, falará de concisão, repertório, linguagem e ‘movimento’ na escrita, além de dicas para desbloqueio de um texto, de como avançar no seu projeto literário.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do Sesc