Senar-PR prepara instrutores com o curso “A Arte do Churrasco”
Estimated reading time: 4 minutos
Dominar a arte do fogo é mais do que saber preparar um bom churrasco, é compreender técnica, paciência e paixão reunidas em um único ofício. É preparar inúmeras receitas utilizando diversos cortes de carne sem abrir mão da rusticidade, do sabor e do aroma da brasa. E para aprimorar as técnicas e diversificar o cardápio o Sindicato Rural de Toledo trouxe para Toledo o curso “A arte do churrasco”, um treinamento específico para instrutores que começou na terça-feira (11) e encerra nesta quinta-feira (13), na sede da entidade.
Esse treinamento acontece em função da necessidade do Senar Paraná formar instrutores para o curso que entra oficialmente no catálogo de cursos em 2026. É uma demanda do Sindicato Rural de Toledo, que foi apresentada ao Sistema Faep/Senar-PR. A solicitação leva em conta a alta produção de proteína animal, como a carne suína, bovina e de aves.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O objetivo é ensinar técnicas e segredos que transformam o simples ato de assar carne em uma verdadeira experiência gastronômica, unindo teoria e prática para aprimorar habilidades culinárias e valorizar a tradição do churrasco como um momento de convivência, sabor e cultura.
TÉCNICAS – O instrutor Kiko Espíndola, do Senar Mato Grosso do Sul, é quem conduz o curso. Participam 14 instrutores de diversas cidades do Paraná. Durante os três dias eles participam de dois cursos, um básico de oito horas e a formação intermediária de 16 horas. “São dois cursos com receitas diferentes. Vamos trabalhar com carnes assadas, acompanhamentos feitos na churrasqueira, entradas e sobremesas também feitos na churrasqueira. É um menu completo”.
Com 22 anos de experiência na área do churrasco Kiko Espíndola conta que traz para o curso um compilado das principais técnicas e muito conhecimento para os participantes. É claro que ele também compartilha alguns segredos e receitas especiais que desenvolveu. “Uma das sensações é a costela de chão que eu ensino de uma maneira diferente e também o tomate recheado com queijos que é feito na grelha, que é uma entrada. De sobremesa o que mais chama atenção é uma panqueca recheada com doce de leite e finalizada com uma caramelização de açúcar”, explica.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
CURSO – Para o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, é uma satisfação disponibilizar o espaço para essa novidade que logo mais estará disponível para os associados. “Isso é muito importante junto com o Senar, a Faep e o nosso Sindicato. Foi solicitado para utilizar a nossa cozinha que é referência e ficamos muito contentes em disponibilizar o espaço. Estamos acolhendo instrutores de outros locais que vem para conhecer, aproveitar essa estrutura e aprender mais para levar esse conhecimento para suas regiões. Eu estou muito satisfeito porque além de homens tem bastante mulheres interessadas, e isso é muito importante”, finaliza.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria
