O que rolou na última sessão ordinária

Estimated reading time: 9 minutos

A Câmara de Toledo realizou na 15ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, dia 12 de maio, a apreciação de cinco novas proposições, entre as quais três da Mesa, uma do Poder Executivo, e uma elaborada por parlamentares. Na sequência, os vereadores realizaram os seus pronunciamentos. Confira.

Desculpas

O vereador Bruno Radunz utilizou os seus minutos na Tribuna para pedir perdão as cores da Bandeira do Brasil, pois a Confederação Brasileira de Futebol fechou um contrato de em média cinco milhões de dólares por mês, mais residência e demais mordomias. O objetivo? Treinar a seleção Brasileira. “São recursos que poderíamos construir hospitais, escolas ou atender mais pessoas que – às vezes estão em filas de saúde. Esse é o meu pedido de desculpas a minha Pátria”.

Firjan

O vereador Dudu Barbosa destacou os resultados do Índice Firjan de Desenvolvimento. “Quando a ‘régua’ está alta precisamos dar garantias para que Toledo continue avançando”, salienta.

Sem luz

O vereador Luís Fritzen relatou a situação da comunidade de São Salvador no dia 10 de maio (sábado). Os moradores ficaram sem energia elétrica, porque um poste quebrou devido a queda de uma árvore. “Os fios foram rompidos. Mas até a empresa diagnosticar este problema, foram muitos minutos. A luz voltou a brilhar naquela comunidade somente no final da tarde”.

Sem luz I

O vereador Odir Zoia também falou da situação da Copel. “Três pessoas me ligaram. O distrito de São Miguel ficou 34 horas sem luz. Foi preciso acionar a Defesa Civil, porque não tinha mais água para a suinocultura”. Na ocasião, ele também citou as suas indicações da semana, como a revitalização da Praça do distrito de São Miguel ou a implantação de asfalto na Rua Antônio Prado e a Rua Condé Paceli no distrito de Vila Nova. Também parabenizou o prefeito Mario Costenaro pelo trabalho realizado e por descentralizar a gestão.

Sonho

De acordo com o vereador Luís Fritzen, “pode me chamar de sonhador, mas quem não sonha não progride. Quem sabem os três municípios se unirem e fazer um projeto regional para o desenvolvimento. Quem não sonha, não avança, não progride. Não vai para frente”.

Valorização

O vereador Ricardo Santos citou que alguns campos de futebol estão deteriorados, em Toledo. Na oportunidade, ele ainda comentou sobre a importância dos campos sintéticos. O vereador também destacou a importância de fazer um trabalho correto no começo para não dar um problema no final e para seguir em frente. O vereador Ricardo Santos disse que Toledo está entre as cidades mais desenvolvidas no Brasil. “Falar da nossa cidade é falar de ações bonitas que acontecem. É importante ver a cidade ser pujante”.

Novas possibilidades

Segundo o vereador Jairo Cerbarro, as doenças cardiovasculares e oncológicas são as que mais matam. “Com a construção da sede do Hospital Bom Jesus, será possível habilitar os serviços”. Cerbarro salientou que os 19 vereadores precisam se unir para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica, no município. “Em muitos atendimentos, alguns pacientes estão em surto e muitas crianças assistem essa cena e é algo complicado. É uma união de forças para trazer a UPA pediátrica para Toledo”.

Enfermagem

A vereadora Katchi Nascimento destacou sobre a situação do profissional que salva vidas todos os dias, mas sobrevivem com salários baixos com jornadas duplas ou triplas. “Um profissional que abre mão da própria saúde para cuidar da sua saúde. Falta estrutura física ou segurança em alguns espaços. Quem cuida da Saúde não pode ter medo de ir trabalhar ou ter medo de ser roubado enquanto dorme. precisamos dar prioridades para as políticas públicas e melhorar o atendimento; é uma questão de justiça e valorização”.

Viabilidade

O vereador Marcos Zanetti parabenizou ao prefeito de Toledo Mario Costenaro pela gestão no município. Na semana passada, ele fez um estudo de viabilidade e anunciou o aumento do vale-alimentação do servidor. “Outros vales estão sendo discutidos para que sejam implementados dentro da realidade. Não simplesmente aumentar sem algo plausível”. Zanetti ainda mencionou sobre as ações realizadas nos Jardins Europa e América na área de Saúde. “A secretária de Saúde está com um ‘olhar’ diferenciado. O atendimento é estendido até às 22h. Uma oportunidade para a pessoa ter acesso a Saúde”.

Avanços

A vereadora Olinda Fiorentin recordou que são 40 anos sem asfalto na rua da ATI e que vai acompanhar essa situação. Outra temática abordada pela vereadora é a importância do avanço das políticas públicas dos animais. “Uma causa que enche o meu coração de tristeza, pois existe muito animal abandonado ou atropelado. Uma atitude deve ser adotada. É preciso denunciar! A lei é severa e precisa fazer a denúncia. Fiz a indicação para a criação de disque-denúncia para registro de maus-tratos de animais”.

Vale dos Ipês

O vereador Professor Oseias afirmou que o ‘Vale dos Ipês’ voltará. “Uma ação que começou com Neudi Mosconi e deu resultados”. Outro assunto abordado pelo parlamentar foi o Conseg. “Parabenizo ao promotor de Justiça José Roberto Moreira, que apresentou a nova fase da Conseg. Ele com a Acit conseguiu contornar a situação financeira. Nos próximos dias, as eleições acontecerão. Com o Conselho, teremos o Fundo. Existe verba de fundo a fundo para aplicar na segurança pública e no comércio. Estava no Plano de governo do prefeito Mario Costenaro revitalizar e apoiar o Conseg”.

Maturidade

A vereadora Professora Marli comentou na sessão sobre o PL dos uniformes reprovado na semana anterior. Na ocasião, ela citou que se reuniu com os empresários do ramo de malharia de Toledo, que fazem uniformes escolares. “Nós precisamos achar um meio termo para melhorar o sistema. Londrina é um exemplo, mas não consegue pegar mais de 25% de empresas locais”.

A parlamentar pontuou que é necessário ter uma normativa, se as empresas farão a aquisição ou não somente a revenda dos uniformes. Ela também destacou que os vereadores devem fazer um debate com maturidade.

Acamop

O vereador Roberto de Souza disse que foi convidado para fazer parte da diretoria da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop). “Um espaço importante para contribuirmos na construção de diálogo entre as Câmaras de Vereadores do Oeste do paraná. Um dos assuntos a ser abordado será a situação da Copel”.

Indicações

O vereador Sergio Japonês apresentou as suas indicações. Nesta semana, são elas: ponto de ônibus coberto e com acento na Avenida Senador Atíllio Fontana, nº 1337, em frente à Loja Buenão, no Jardim Panorama; realizar de limpeza da vegetação em torno da antiga usina, nas proximidades do Instituto João Paulo II. “As limpezas são ações fundamentais para manter o espaço seguro. Devemos sujar as mãos para não sujarmos a alma e o coração”.

Indicações I

O vereador Valdir Gomes também apresentou as suas indicações, como de um ponto de ônibus coberto, com acento e com rampa de acesso para cadeirante na Rua Eugênio Comin, número 80, no Cezar Park; retirada de poste inativo na Rua Joana Presotto Perin, número 843, no Cezar Park melhorias na Estrada Lote Rural – número 28 – A1 integrante da Linha Toledo, Perímetro Urbano B – Fazenda Britânia. “Estou trabalhando pela população de Toledo e este vereador vai continuar trabalhando. Não me sinto oposição; devemos descer do palco e trabalhar. Somos 19 vereadores e devemos isso para a população”.

Saúde

Sobre a UPA, o vereador Valdomiro Bozó disse que foi cobrada de um pai e precisava fazer o exame de imagem, porém não tinha ambulância. No PAM aconteceu situação semelhante. Mas também foi resolvido. Na oportunidade, ele parabenizou ao vereador Bruno por trazer pessoas para apresentar novas ideias.

Síndrome de Borderline

O vereador Bruno Radunz afirmou que Maio é o mês de conscientização sobre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Síndrome de Borderline. “Uma condição que encarcera no silêncio e na incompreensão (…). Precisamos falar de pessoas que amam com intensidade sísmica. Quem tem a Síndrome de Bordeline sente demais, mas tem tratamento e terapia. As pessoas precisam de compreensão e muito apoio. Precisamos cuidar da Saúde Mental”.

Agradecimento

O vereador Chumbinho Silva agradeceu a todos os prefeitos que realizaram as gestões em Toledo e suas ações proporcionaram bons resultados ao Índice Firjan. “Vão colher ‘louros’ feitos nesta gestão”.

ORDEM DO DIA

Matérias em Primeiro Turno

Projeto de Lei n.° 056/25 – Ver. Marcos Zanetti

“Declara de utilidade pública municipal o Maisons Moto Clube”

Projeto de Lei n.° 069/25 – Ver. Chumbinho Silva

“Declara de utilidade pública municipal a Associação dos Amigos e Proprietários de Carros Antigos Veteran Car Club de Toledo”

Matéria em Turno Único

Tramitação em Regime de Urgência n.° 001/25 – Poder Executivo

“Tramitação em Regime de Urgência – PL 83/2025 Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (FMPCD)”.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.