Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura na Sicredi Progresso
Estimated reading time: 3 minutos
A Prefeitura de Toledo oficializou ontem (16), a abertura de sua conta bancária junto ao Sicredi Progresso PR/SP. O ato ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e marcou a formalização do vínculo entre a administração municipal e a cooperativa de crédito, que foi habilitada por meio do Chamamento Público nº 008/2025.
A nova conta passa a ser utilizada para a movimentação geral das finanças do município, incluindo a arrecadação de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços (ISS), além de taxas municipais e recebimentos oriundos da dívida ativa. Com essa nova conta, a administração municipal também projeta ampliar as formas de pagamento oferecidas à população, como a possibilidade de, a partir de janeiro de 2026, adquirir refeições nos restaurantes populares de Toledo via pix e cartões de débito ou crédito.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Durante o encontro, o prefeito Mario Costenaro e o secretário da Fazenda, Balnei Rotta – principais responsáveis pela movimentação da conta recém-aberta – realizaram a assinatura do contrato de forma digital. O procedimento foi conduzido por Diego Vendrame, gerente da agência Conceito do Sicredi Progresso e incluiu, como medida adicional de segurança, o registro fotográfico do rosto de ambos.
Segundo o prefeito Mario Costenaro, a abertura da conta bancária está alinhada a princípios de boa governança e transparência administrativa. “Apesar da importância do impacto dos recursos no desenvolvimento local, pesaram na decisão de abrir esta conta bancária aspectos como a segurança dos processos e o rigor na prestação de contas”, comentou.
O diretor-executivo do Sicredi Progresso PR/SP destacou o vínculo que a cooperativa tem com Toledo e o compromisso com o fortalecimento da economia local. “Das cerca de 80 mil contas ativas na carteira da instituição, aproximadamente 50 mil estão concentradas no município, onde fica a sede da cooperativa. E, como temos como meta fortalecer a economia local de todos os lugares onde atuamos, podemos assegurar que tudo aquilo que é gerado em riqueza permanece na própria comunidade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da região”, completou.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Ao final do encontro, executivos da cooperativa entregaram às autoridades municipais kits institucionais alusivos aos 45 anos do Sicredi, que serão celebrados oficialmente em 2026. “Estes brindes vocês estão recebendo em primeira mão. Nosso planejamento é distribuí-los somente a partir de janeiro do ano que vem para outras lideranças da nossa região”, comentou o diretor-executivo.
TOLEDO