Sicredi amplia apoio a pequenos negócios e fortalece presença no setor de panificação

Estimated reading time: 6 minutos

Movido pela crescente demanda empreendedores, o Sicredi liberou R$ 86 bilhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas no primeiro trimestre de 2025 — valor que corresponde a 91% da carteira destinada a pessoas jurídicas da instituição financeira cooperativa, representando um avanço de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com mais de 9 milhões de associados, sendo 1,3 milhão pessoas jurídicas, o Sicredi registrou um crescimento de 18% nesse segmento nos últimos 12 meses. Atualmente, a instituição detém 26% de participação no mercado nacional de micro e pequenas empresas, com mais de 365 mil CNPJs em sua base, o que reforça seu papel estratégico no desenvolvimento da economia brasileira.

Com esse cenário de expansão e capilaridade das mais de 2,9 mil agências em atividade no país, o Sicredi participa pela primeira vez na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service (Fipan), uma das maiores da América Latina no setor, que acontece de 22 a 25 de julho, em São Paulo (SP). A presença no evento faz parte da estratégia de aproximação com setores produtivos e fortalece o relacionamento com empresários da cadeia de alimentos. “Participar da Fipan é uma forma de reforçar nossa conexão com o setor, estar próximo dos empreendedores e contribuir para que tenham acesso às soluções financeiras de que precisam para crescer”, afirma o diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adilson de Sá. “Nossa atuação é baseada em relacionamento, conhecimento do território e soluções financeiras ajustadas à realidade de cada negócio.”

DE NEGÓCIO FAMILIAR À INDÚSTRIA NACIONAL – A trajetória da Doce D’ocê, com sede em Chopinzinho (PR), é um exemplo de como o acesso ao crédito e apoio estratégico fazem diferença no crescimento de uma empresa. Fundada por Carlos e Noeli Bazanella, a marca começou com a produção caseira de pães e vendas de porta em porta. Hoje, é a maior indústria de panificação congelada do Paraná, com atuação em seis estados e cerca de mil colaboradores. A expansão segue em ritmo acelerado, com a implantação de uma nova unidade fabril de 6 mil m² em Bauru (SP), o que deve ampliar a capacidade produtiva e consolidar ainda mais a posição da empresa como referência no setor.

Ao longo dos anos, a empresa contou com diferentes soluções do Sicredi para viabilizar seus ciclos de expansão. “Recebemos apoio nos momentos mais estratégicos, tanto na parte de crédito quanto no relacionamento do dia a dia. O Sicredi sempre adotou uma postura de parceria, não apenas de prestação de serviço”, afirma Carlos Bazanella. “Ter um parceiro que compreende a realidade do pequeno empresário faz muita diferença.”

Na mesma linha está a trajetória da Lopes Padaria, fundada em 1994, em Rebouças (PR). O negócio familiar evoluiu ao longo das décadas, modernizou sua gestão e hoje emprega 86 colaboradores, atendendo tanto o varejo quanto empresas, com refeições prontas, pães e salgados. Acompanhando o ritmo de crescimento, a padaria contou com o apoio do Sicredi para investir mais de R$ 300 mil em equipamentos industriais — incluindo fornos e cozedores de última geração — e adquirir dois veículos utilitários voltados para a logística. Presente há mais de uma década na Fipan, a empresa busca na feira tendências e soluções para continuar inovando no setor.

“A empresa cresceu junto com a família. O que começou por necessidade hoje é um negócio estruturado, com equipe qualificada, investimento contínuo em tecnologia e gestão profissionalizada”, contextualiza o empresário Everton Lopes. No decorrer dessa trajetória, o Sicredi tem sido um parceiro relevante, oferecendo suporte na aquisição de equipamentos, na organização do capital de giro e na previsão de investimentos por meio de consórcios. “Expandimos muito nos últimos anos, e agora chegou o momento de estruturar esse esqueleto de gestão para crescer com segurança”, completa.

PROXIMIDADE COM QUEM EMPREENDE – Presente em todo o território nacional, o Sicredi se destaca pela capilaridade e solidez de seu modelo cooperativo. No estado de São Paulo — maior polo econômico do país —, é a instituição que mais cresce em número de agências, com mais de 420 unidades distribuídas em quase metade dos municípios paulistas. Para atender a diferentes perfis empresariais, o Sicredi oferece uma conta PJ completa, que contempla crédito para investimento, capital de giro, consórcios, domicílio bancário, PIX e API Pix gratuitos, além de máquinas de cartão com tecnologia smart.

Como parte da estratégia de aproximação com o setor produtivo, a instituição marca presença em eventos de destaque, como a Fipan, a Apas Show, a ExpoApras e a ABF Franchising Expo. A participação nessas feiras reforça o compromisso do Sicredi com segmentos fundamentais da economia, fortalecendo o relacionamento direto com empresários de todo o país.

“Nosso foco é impulsionar o ciclo virtuoso da economia local. Quando apoiamos um pequeno negócio, estamos gerando emprego, renda e movimentando toda a comunidade ao redor”, reforça Adilson de Sá. “A panificação é um setor essencial, que exige atenção à qualidade, à gestão e ao investimento em inovação. Queremos estar ao lado desses empreendedores em todas as fases do negócio”, conclui.

CURITIBA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.