Sicredi Progresso promove evento para educadores com tema ‘inclusão’

Estimated reading time: 4 minutos

Inclusão, empatia e respeito foram os temas centrais discutidos na Formação Continuada dos Programas Educacionais promovida pela Sicredi Progresso PR/SP nos dias 17 de julho, em Guararema/SP, e 24 e 25 de julho, em Toledo/PR.

No total, aproximadamente 530 educadores participaram do evento, todos ligados aos programas educacionais ‘A União Faz a Vida’, ‘Cooperativas Escolares’ e ‘Jornada de Educação Financeira nas Escolas’. O objetivo foi proporcionar mais conhecimento e ferramentas para auxiliar os professores na rotina escolar e, consequentemente, no aprendizado do aluno.

Miriam Sell, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Progresso, responsável pelo desenvolvimento dos programas, salienta a relevância da temática com a presença de profissionais renomados na condução das palestras, como o professor de Filosofia e Educação, César Nunes, a Doutora em Educação e Mestra em Psicologia da Educação, Emília Cipriano e o escritor, palestrante, músico e produtor de conteúdo no canal ‘Diário de um Autista’, Marcos Petry.

“Inclusão é um tema amplo e cada vez mais as escolas encontram desafios para lidar com as diferenças, por exemplo, como a gente se comunica em uma escola com o autista? Professores são pontes, facilitadores, inclusive, em acolher essa família e não apenas o aluno. Ao trazermos mais conhecimento nossa intenção é darmos a eles mais subsídio para fazerem o melhor dentro da sala de aula e com um olhar ainda mais humanizado”, destaca Miriam.

INCLUSÃO E AUTISMO – O palestrante Marcos Petry é autista, escritor de cinco livros, dentre eles “Memórias de um Autista por Ele Mesmo” e é reconhecido por utilizar suas experiências próprias para conscientização sobre o assunto.

No palco, compartilhado com sua mãe, Arlete, Petry conta como lida com o espectro, as dificuldades que encontrou e ainda enfrenta hoje, mas também o auxílio que teve ao longo da vida.

“O autismo não termina com 18 anos, é uma jornada e os desafios mudam. O que eu busco é formar educadores no país falando mais sobre o tema, pois ainda temos poucas informações. Tive vários heróis ao longo da minha vida para me ajudarem. Faço um convite: seja um incentivador do autista, não desista”, reforçou.

Arlete, que é educadora, contou como a família adaptou a casa e as atitudes para estimular o filho a desenvolver os sentidos, como falar e caminhar – o que aconteceu em torno dos quatro anos e meio. 

“Só descobrimos o autismo quando ele foi para a escola, em torno dos 10 anos. Antes disso, buscamos métodos próprios para estimular o desenvolvimento dele. Marcos queria aprender e nós insistimos. Me pego refletindo o quanto a gente deixa de fazer muitas coisas porque surgem dificuldades, mas ele provou que tudo que a gente quer, com determinação, conseguimos.”

O presidente da Sicredi Progresso, Inácio Cattani, também acompanhou a palestra e ressaltou a importância de promover encontros como este. “Trouxemos profissionais relevantes na educação, com conhecimento de causa e direções práticas. Sempre vamos lembrar que nosso interesse é cooperar para formar bons cidadãos, pessoas que saibam lidar com as diferenças com respeito e empatia. Nada mais importante do que termos professores preparados para isso e é por essa razão que organizamos encontros nesse formato”, conclui.

Os programas educacionais desenvolvidos pela Sicredi Progresso estão ligados à responsabilidade social e às soluções não financeiras ofertadas às regiões em que há atuação. Hoje, todos os municípios de atuação da Cooperativa são cobertos por pelo menos um programa educacional.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.