Sindicato celebra atuação dos agricultores para a garantia de alimentos de qualidade

Estimated reading time: 5 minutos

No silêncio de cada plantação ecoa a força de quem planta sonhos e colhe prosperidade; de quem transforma a semente em vida e celebra o coração do campo. Entre o céu e a terra, o agricultor é o responsável por escrever a história da vida. A cada amanhecer, o agricultor renova sua esperança, cultivando não só a terra, mas também o futuro de uma nação. Nesta segunda-feira (28) é comemorado o Dia do Agricultor; um trabalhador de importância vital para o funcionamento da sociedade e da economia mundial.

A data é uma forma de homenagear os trabalhadores rurais e reconhecer suas contribuições históricas e culturais. A data foi criada em 1966, em razão do centenário da fundação do Ministério da Agricultura, pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Os agricultores enfrentam uma tarefa desafiadora, porém crucial, para assegurar o fornecimento de alimentos para a sociedade. Seu esforço e dedicação são de extrema importância para a sustentabilidade e prosperidade do setor agrícola, garantindo o acesso a alimentos de qualidade para toda a população.

Em Toledo, organizações ou associações atuam na defesa dos interesses dos agricultores, buscando melhores condições de trabalho, acesso a recursos, políticas públicas favoráveis e a valorização do seu papel na sociedade. Entre elas, o Sindicato Rural de Toledo, que desempenha um papel fundamental na representação dos agricultores perante o governo e na promoção de ações que garantam a sustentabilidade e o bem-estar do setor agrícola.

O presidente da entidade Nelson Gafuri luta pelos direitos dos agricultores. “Nós sempre tentemos fazer o melhor ao setor. Uma ação muito comemorada pelo Sindicato é o resultado obtido na mobilização que encampou pelos agricultores. Eles estavam com autos de infração nas mãos, que seriam convertidas em multas, e poderiam chegar ao montante de R$ 6 milhões referente a devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”.

Ele explica que uma ação da entidade que os representa conseguiu reverter a situação e agora ela entra para a história das grandes vitórias que o Sindicato Rural alcança em defesa dos produtores rurais. “A conquista está na conversão dos autos de infração em advertência. É o que estabelece a Portaria IAT nº 232, de 28 de junho de 2024, publicada no último dia 2 de julho, em seu Artigo 3º: “Autos de infração lavrados a contar da data da entrada em vigor da Portaria 116/2023 até a entrada em vigor da presente Portaria, serão convertidos em advertência”.

CONQUISTAS – Gafuri também comemora que máquinas agrícolas podem circular em rodovias, mas com regras específicas. A Resolução 1.017/24 do Contran estabelece critérios para essa circulação, incluindo registro, dimensões, acompanhamento e condições de tráfego. “Essa ação vai colaborar com as atividades do agricultor”.

Além disso, o agricultor está contente e comemora a boa safra de grãos, apesar do preço não estar tão atrativo. “Também devemos celebrar que Toledo conquistou o primeiro lugar no PIB Agropecuário pelo 12º ano consecutivo na região. Precisamos agradecer ao agricultor e sua família que é o seu alicerce”.

DESAFIOS – Apesar dos progressos, o agricultor ainda enfrenta desafios. Entre eles, a importância de discutir questões que afetam a produtividade e o bem-estar no campo, como a falta recorrente de energia em Toledo e na região.

Outro item abordado pelo presidente do Sindicato Rural de Toledo é o pagamento de outorga de água, que pode ajudar a evidenciar as dificuldades relacionadas ao uso sustentável dos recursos hídricos e os custos envolvidos. Ele também cita à destinação de carcaças de suínos e as burocracias nas atividades. “Soluções estão sendo buscadas para lidar com esses problemas. O Sindicato tem sido atuante em cada questão, porque o agricultor precisa da nossa colaboração”.

Por fim, Gafuri parabeniza todos os heróis e as suas famílias que enfrentam tudo e a todos. “Peço ao agricultor que continue fazendo o que sabe fazer de melhor: progredir em sua propriedade. Em épocas difíceis precisamos manter o padrão. Façam sempre o bem e os nossos agricultores sabem fazer muito bem”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.