Sistema de Inteligência de Segurança Integrada é apresentado na Escola de Governo
Um sistema inteligente de monitoramento de trânsito em Cascavel foi apresentado durante a Escola de Governo da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar).
O Sistema de Inteligência de Segurança Integrada tem investimento de R$ 4,4 milhões anuais e faz parte do programa CICOM – Centro Integrado de Controle e Monitoramento 24 horas, que integra os sistemas de tecnologia de inteligência artificial disponibilizados para as forças de segurança, proporcionando mais segurança à população. O prefeito assinou durante a Escola de Governo a autorização para investimento na estruturação do espaço físico do CICOM, no valor aproximado de R$ 350 mil reais. Este Centro de Controle contará com a presença da Guarda Municipal, além dos agentes da Transitar, visando ações preventivas de segurança.
Veículos com registros de furto, roubo ou outros indicativos de ilícitos que estejam circulando pelas ruas da cidade são detectados pelo sistema e um alarme sonoro dispara na central quando o veículo passa por uma das câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o investimento foi planejado para que seja não apenas um emissor de multas, mas um sistema inteligente de segurança.
Paranhos afirma que é preciso mudar o conceito de “indústria da multa” e lembrou que mais de 270 mil veículos são registrados em Cascavel e, desse total, apenas 1,58% deles cometeram algum tipo de infração de trânsito. “A gente tem que mudar [o conceito] de indústria da multa para indústria da negligência, do crime, das pessoas que assassinam por sua irresponsabilidade”, destacou o prefeito.
A presidente da Transitar, Simoni Soares, destaca que o Centro Integrado de Controle e Monitoramento será integrado com órgãos de segurança que terão acesso integral aos dados. Para isso, foi assinado o encaminhamento de um Termo de Colaboração entre as instituições que já acessam o sistema. “O nosso objetivo em todos os trabalhos desenvolvidos é segurança viária, com a redução de sinistros de trânsito, zerando as mortes. Nossa missão é proteger vidas”, observa Simoni.
Em 2022, Cascavel registrou 21 óbitos no trânsito, nove a menos do que no ano anterior, quando 30 pessoas morreram em acidentes. Simoni destaca que não são apenas estatísticas, são vidas que deixaram de ser ceifadas no trânsito devido as ações e investimentos feitos pelo Órgão.
A delegada Mariana Vieira, da Polícia Civil, disse que essa parceria entre o Município de Cascavel e as instituições de segurança é importante pelo compartilhamento de ferramentas de tecnologia. “Quem ganha sempre é a população com entrega do melhor serviço se de segurança pública. Segurança é responsabilidade do Estado, mas dever de todos e o Município de Cascavel tem os olhos voltados para esse compromisso”, ressalta.
CASCAVEL