‘Tem na Escola’: projeto ‘Dinheiro do bem Cashemolb’ incentiva alunos

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Eles têm a missão de ensinar e, com isso, contribuem na formação do estudante. Eles estão presentes na primeira infância e também dentro das universidades. Para ensinar, independente da disciplina, é preciso ter o dom. Nesta quarta-feira (15) é comemorado o Dia do Professor. O JORNAL DO OESTE escolheu esta data para veicular a primeira produção do ‘Tem na Escola’ – uma iniciativa que tem como objetivo valorizar e divulgar os projetos de destaque desenvolvidos nas escolas e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) de Toledo.

O primeiro projeto apresentado pelo ‘Tem na Escola’ é o ‘Dinheiro do bem Cashemolb’ que acontece na Escola Municipal Orlando Luiz Basei –  localizada no distrito de Novo Sarandi. A iniciativa surgiu neste ano e envolve os alunos das turmas do quinto ano dos períodos matutino e vespertino. A escola desenvolveu uma moeda própria: chamada de cashemolb, para receber os valores, cada aluno precisa atender as normas do projeto e, com o dinheiro em mãos, é possível fazer compras dos itens selecionados.

O projeto é uma forma de incentivar os estudos e colocar em prática os conceitos que envolvem a educação. A professora Aline Wengrat Vian – que atua há mais de 17 anos na Escola – explica como a iniciativa surgiu, como é aplicada no cotidiano escolar, quais os resultados obtidos e a perspectiva de ampliação do projeto.

“O Cashemolb surgiu junto com a direção da escola, com o objetivo de fazer com que os alunos se dedicassem mais ao estudo”, relata a professora. “Nós temos várias avaliações externas e são as turmas dos quintos anos que realizam essas provas. Com isso, percebemos que eles acabam errando não porque não sabem, mas por falta de atenção ou por não quererem estudar mais”.

INCENTIVO AOS ESTUDOS – A professora explica que o projeto surgiu como um incentivo para que os alunos estudem mais, sejam mais dedicados e assim possam reduzir as possibilidades de erros. Ela destaca que a iniciativa tem contribuído para que todos tenham melhores resultados.

“Para eles a ideia foi maravilhosa, tanto que nós construímos juntos as regras. Pois, da mesma forma que eles ganham, eles perdem os cashemolb. No decorrer deste ano já foi possível notar mudanças significavas tanto no que se refere ao ensino, quanto ao comportamento”, declara ao salientar que o objetivo é expandir o projeto entre os outros anos para que todos possam participar.

“Estamos felizes com os resultados. A nota é o produto final, contudo, o processo é muito importante, ver eles avançando, aprendendo, se comprometendo no dia a dia é o que faz toda a diferença, com isso, temos aquela sensação de missão no que nos propormos a fazer”, reforça.

O CASHEMOLB –  A diretora Cristhiany Giacomini Schimid pontua que o projeto é uma forma efetiva de incentivar os alunos a prestarem mais atenção em sala de aula, a fazerem as atividades, a terem bom comportamento e a terem aprendizado sobre educação financeira.

“Criamos a moeda interna da escola. São cédulas que valem R$1,00, R$ 10,00, R$ 20,00 e R$ 50,00. Eles ganham cashemolb de acordo com as atividades realizadas e perdem quando infringem as regras do projeto. Com os valores é possível fazer compras nos dias de troca estipulados pela coordenação”, comenta ao acrescenta que antes dele ser colocado em prática foi apresentado e aprovado pelos pais.

Os itens são adquiridos com os valores arrecadados através da colaboração mensal e das promoções da Escola. A diretora explica que são comprados brinquedos e outros produtos de acordo com a sugestão e os desejos dos alunos. “Buscamos adquirir itens que são sensação entre as crianças. Coisas que despertam o interesse de compra”.

APRENDIAZADO – O aluno Gustavo Trentin afirma estar mais motivado a estudar depois que surgiu o projeto. Ele comenta que tem se esforçado para ganhar mais cashemolb e se comprometido para não perder nenhuma moeda.

Para o estudante, a proposta também trouxe mais conhecimento voltado a educação financeira. Ele relata que para comprar determinados itens é preciso guardar as moedas, também é preciso fazer a conta de troco no ato da compra, além de incentivar para que eles façam escolhas do que gostariam de comprar.

“Eu acho o projeto muito legal, pois sabemos que se fizermos as atividades, vamos receber algo em troca. Por exemplo, a professora passa simulados e, se gabaritarmos os dois, conseguimos ganhar uma nota de cinquenta. Com isso, eu tenho estudado mais”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

Projeto Dinheiro do bem Cashemolb – 5º ano

– Os alunos participarão de um simulado por mês, até o dia da Prova Saeb;

– Cada acerto o aluno terá direito a uma moeda de Cashemolb;

– Se o aluno gabaritar, ou seja, acerta todas as questões, ganhará um Cashemolb extra;

– A cada dois simulados, os alunos poderão realizar a compra de diversos produtos como: canetas, objetos de uso pessoal, materiais escolares, entre outros;

– Caberá ao aluno economizar para posteriormente poder usufruir com sabedoria;

– Para economizar o ‘dinheiro’ o aluno deverá respeitar as regras estabelecidas em conjunto, que acarretará o seu lucro no final do mês, possibilitando-o a compra de produtos na feirinha;

– O dinheiro será diminuído dos alunos à medida que descumprirem as normas, regras estabelecidas e construídas coletivamente.

– O aluno também poderá ganhar cashemolb em atividades extras combinadas anteriormente com a professora;

– Os registros e acompanhamento dos valores serão feitos diariamente pelo professor através de tabela com a relação dos alunos;

– A feirinha no final do mês contará com a participação da professora e equipe diretiva da escola.

Regras do Projeto Dinheiro do bem Cashemolb

1ª – Tirar saro do aluno que não atingiu nota ou se referir a algum aluno com desrespeito perderá 10 cashemolb;

2ª – Esquecer materiais escolares (cadernos, livros, entre outros) perderá 1 cashemolb;

3ª – Não realizar a tarefa estabelecida para o dia perderá 2 cashemolb;

4ª – Atrapalhar a aula constantemente, perderá 2 cashemolb;

5ª – Falar palavrão perderá 1 cashemolb;

6º – Usar palavras de ofensa a seus colegas ou professores perderá 5 cashemolb;

7ª – Chegar atrasado na fila do recreio perderá 1 cashemolb;

8ª – Brigar no futebol ou no recreio perderá 1 cashemolb.

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