Comemoração dos 73 anos: “Toledo somos todos nós”, destaca Costenaro
Estimated reading time: 4 minutos
Em entrevista ao podcast ‘Algo a Mais’ do JORNAL DO OESTE – com a editora-chefe Bruna Manfroi – o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, falou sobre os 73 anos de emancipação político-administrativa do município. A entrevista ocorreu no gabinete na manhã de sexta-feira (12).
Entre os assuntos principais em pauta, o prefeito destacou o progresso do município que, no domingo (14), completa 73 anos. Segundo Costenaro, Toledo tem trilhado uma trajetória de trabalho, de desenvolvimento, de crescimento e que permite mais qualidade de vida aos seus moradores.
“Realmente, eu acho que temos muito para comemorar, para celebrar”, destacou. “É uma grande honra, um grande orgulho poder ter sido escolhido pela população de Toledo. É uma cidade que cresce exponencialmente. É uma cidade que tem níveis ou indicadores de desenvolvimentos diferenciados. É uma cidade que tem uma base econômica e é sustentada pelo desenvolvimento do agronegócio, mas cuja tantas outras cadeias produtivas se desenvolveram aqui”.
O prefeito salientou que, nessa trajetória, o município tem construído um comércio forte, uma indústria forte, um agronegócio forte. Ele pontou que Toledo conta com uma base industrial diferenciada no Oeste do Paraná e no Paraná.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
“Além disso, nós temos uma educação alcançando indicadores importantes. Também temos investido em saúde – contamos com uma estrutura muito bem formada, mas ainda precisa melhorar muito. Estamos passando dos 160 mil habitantes com 73 anos de idade e com um processo de planejamento, um processo de crescimento organizado”, declarou.
CRESCIMENTO ESTRATÉGICO – De acordo com Costenaro, a gestão tem buscado propiciar estruturação estratégica da cidade. “Nós estamos nos envolvendo em projetos estratégicos junto ao Governo do Estado que são extremamente necessários para dar base a esse desenvolvimento, projetos que incluem uma melhor circulação, uma melhor mobilidade, a integração dos nossos espaços urbanos. Enfim, Toledo está se abrindo para questões da inovação”.
O prefeito também destacou que a população é a responsável pela construção. “É claro, eu sou gestor público, dividimos outros gestores, nós damos as nossas contribuições, houveram contribuições, algumas mais visionárias, algumas com diferentes momentos, diferentes necessidades, diferentes demandas, mas os grandes atores, os grandes responsáveis são os cidadãos gestores, que a seu tempo contribuíram da sua posição, com a sua força com a sua capacidade de transformação aquilo que lhes coube”.
CIDADE ACOLHEDORA – A cidade, segundo Costenaro, quando cresce, abre demandas também em todas as áreas, em todos os serviços públicos. Ele pontua que o gestor público visa criar ações de capacidade de investimento para que essas demandas sejam supridas. Tudo isso envolve administração cuidado com o limite prudencial, estimativa de receita, orçamentos, contratações, entre outros pontos.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO – O projeto também salientou a representatividade do município de maneira regional. “Algo que eu aprendi, aqui, nessa terra de uma maneira muito intensa é que nós temos no Oeste do Paraná, especificamente em Toledo, um chão muito ligado ao associativismo, ligado ao cooperativismo”, citou ao recordar que sempre atuou junto as associações e grupos que visam o desenvolvimento do município e do Oeste como um todo.
“Que possamos usufruir cada vez mais daquilo de bom que nós temos na nossa cidade. Toledo somos todos nós, isso não é só uma frase, isso realmente é uma constatação, um testemunho de que é uma Toledo que é feita por todos e merece ser apropriada, gerida por todos nós”, concluiu o prefeito.
Da Redação
TOLEDO