Toledo é campeão geral no Campeonato Paranaense de Capoeira

Estimated reading time: 4 minutos
O município de Toledo foi um dos grandes destaques do Campeonato Paranaense de Capoeira, realizado no último final de semana na cidade de Paranaguá, no litoral do estado.
A delegação, composta por 36 capoeiristas, alcançou um resultado expressivo: foram conquistadas 19 medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze, garantindo o título de campeã geral no quadro de medalhas do evento.
O professor de capoeira Henrique Laurentino explica que a delegação foi formada pelo coletivo Movimento Unificado pela Capoeira. “Ele é a união entre diferentes grupos e projetos da cidade que compartilha o objetivo comum de promover o desenvolvimento esportivo, cultural e social por meio da capoeira”.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Representaram Toledo atletas do Projeto Entra Nessa Roda, Grupo Kauande, Ginga de Liberdade e Grupo Senzala. “Eles reforçaram a diversidade, a integração e o fortalecimento da comunidade capoeirista toledana”, salienta o professor.
SUPERAÇÃO – De acordo com Laurentino, mais do que resultados esportivos, o Campeonato foi marcado por histórias de superação e transformação de vida. “Muitos dos jovens participantes são atendidos por projetos sociais que utilizam a capoeira como ferramenta de inclusão, educação e cidadania. Para diversos atletas, a viagem para Paranaguá foi a primeira oportunidade para sair dos limites do município. Ela proporcionou experiências inéditas não apenas na competição, mas também em vivências culturais e momentos de integração social”.
Para os professores do Movimento Unificado pela Capoeira, mais do que medalhas, a verdadeira vitória é ver a transformação na vida dos jovens. “Cada viagem, cada competição e cada abraço no pódio é a prova viva do quanto a capoeira transforma vidas. Através da disciplina, do respeito e da valorização da cultura afro-brasileira, esses jovens ganham novas perspectivas, autoestima e oportunidades”, destacaram.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
INCENTIVO – Outro destaque foi a participação de atletas contemplados pelo Programa Atleta na Universidade, uma iniciativa da Prefeitura de Toledo, que oferece apoio financeiro a estudantes-atletas do ensino superior.
O técnico ainda explica que esse incentivo tem sido fundamental para que jovens possam conciliar os estudos com a prática esportiva de alto rendimento. “Desta maneira contribui diretamente para os ótimos resultados obtidos tanto em nível estadual quanto nacional”.
Ele complementa que o êxito da delegação só foi possível devido o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e da Prefeitura Municipal de Toledo, que têm garantido suporte contínuo aos projetos sociais de capoeira realizados no município.
PREMIAÇÃO – A delegação voltou para Toledo carregando troféus, medalhas e, principalmente, novas experiências que ficarão para sempre marcadas na memória dos atletas. Além de garantir vagas para o Campeonato Brasileiro de Capoeira. A competição acontece em dezembro, na cidade de São Bernardo do Campo (SP).
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
O professor finaliza que a participação no Campeonato Paranaense representa força esportiva da capoeira local e o impacto positivo das políticas públicas da atuação social e da união da comunidade esportiva.
“Com união, profissionalismo e amor à capoeira, Toledo segue se consolidando como referência esportiva e cultural no estado, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento humano através do esporte e da cultura”, conclui o técnico.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria