Toledo participará do Campeonato Brasileiro de Vôlei Adaptado

Estimated reading time: 4 minutos

Com espírito de superação e paixão pelo esporte, o Centro de Treinamento para Idosos (CTI), da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), iniciou às atividades de 2026 antes do previsto para representar Toledo no Campeonato Brasileiro de Vôlei Adaptado.

A competição acontece no dia 29 de janeiro, em Sorriso (MT) e reunirá equipes de diversos estados do país. Motivadas pelo desafio, as equipes feminina e masculina de rendimento do CTI disputarão quatro categorias – 58+ e 45+, levando à quadra atletas experientes, preparados e determinados a competir em alto nível e mostrar que o esporte não tem idade.

Para se preparar para o evento, o calendário de treinos da equipe foi alterado, a fim de aumentar o rendimento dos jogadores. Inscritos na categoria 45+ e 58+, os idosos iniciaram os treinos no começo do mês e se reúnem todas as quartas e sextas até o dia de embarcar.

A coordenadora municipal do Departamento da Pessoa Idosa em Movimento Adilma Boffo explica que o evento representa o mais alto nível de competição do vôlei adaptado no Brasil. “Para a equipe de Toledo trata-se do reconhecimento de um trabalho sério, contínuo e comprometido com o esporte e com a qualidade de vida da pessoa idosa”.

Ela enfatiza que representar Toledo em uma competição nacional é motivo de muito orgulho. “É levar o nome da cidade e do estado do Paraná para todo o Brasil, mostrando que o esporte adaptado é valorizado e levado a sério”.

A coordenadora recorda que as equipes de Toledo conquistaram a vaga por meio de bons resultados em competições classificatórias, fruto de dedicação, disciplina e união do grupo, sempre com apoio técnico e institucional.

“Os jogos adaptados promovem inclusão, autoestima, socialização e qualidade de vida. Eles mostram que o esporte não tem idade e que todos têm direito de competir, se movimentar e se sentir pertencentes”, comenta Adilma.

TREINOS – De acordo com a coordenação, a preparação iniciou ainda em 2025. “Nós realizamos treinamentos regulares ao longo de todo o ano. Também participamos de competições regionais e estaduais, além de ajustes específicos intensificados nas últimas semanas”.

Adilma esclarece que a rotina de treinos é intensa e bem organizada, com foco em fundamentos técnicos, entrosamento da equipe, condicionamento físico e também no cuidado com a saúde dos atletas. “Nesta última semana, estamos treinando todos os dias e assim fazendo os ajustes para um melhor desempenho”.

Para o Campeonato, a coordenadora salienta que a equipe contará com atletas que participarão, pela primeira vez, de um Campeonato Nacional. “Isso demonstra a renovação do grupo e o crescimento do projeto ao longo dos anos”.

Os principais desafios envolvem a conciliação entre treinos, rotina pessoal e cuidados com a saúde, além do deslocamento e da adaptação ao nível elevado da competição nacional. “A principal meta é fazer uma boa campanha, competir com dedicação e respeito, além de representar Toledo da melhor forma possível dentro e fora de quadra, sabemos que não será fácil, todas as equipes são muito bem preparadas e é claro, com o mesmo objetivo, trazer para casa uma boa colocação”, pontua a coordenadora.

Ela pondera que a comissão técnica e os atletas esperam levar aprendizado, troca de experiências e novas amizades. “Além da certeza de que o esporte transforma vidas em qualquer fase da vida”.

Após o Campeonato, as equipes seguirão com o planejamento para as próximas competições do calendário. “Chegando em Toledo, nossas equipes já se preparam para o próximo desafio, que é o Torneio de Vôlei de Praia”, afirma Adilma ao informar que o evento acontecerá no município de Guaíra no dia 22 de fevereiro. “É claro sempre buscaremos a evolução contínua, fortalecimento do grupo e incentivo a novos atletas”.

Da Redação

TOLEDO

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.