Toledo integrará Federação Paranaense de Esportes Adaptados para Idosos

Estimated reading time: 4 minutos

O município de Toledo sediou o lançamento da Federação Paranaense de Esportes Adaptados para Idosos (FPEAI), um marco histórico para o esporte inclusivo e o envelhecimento com qualidade de vida. A solenidade ocorreu na última quinta-feira (17), no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

A Federação visa promover, organizar e fomentar a prática esportiva adaptada entre pessoas idosas no estado do Paraná. O presidente do FPEAI Luciano da Silva explica que as ações contribuem para a melhoria da qualidade de vida, saúde física e mental, além da inclusão social desse público.

Ele complementa que a Federação vai desenvolver modalidades adaptadas que permitem a participação segura de idosos, capacitar treinadores, árbitros e voluntários com técnicas específicas para o trabalho com a Terceira Idade.

A Federação se propõe a ser um movimento de transformação social, promovendo autonomia, autoestima, convivência e protagonismo para quem já tem uma longa história de vida. “A Federação é pioneira e a sede será em Itaipulândia”, pontua o presidente.

Silva salienta que é crescente o número de idosos. “Atualmente, o Paraná possui aproximadamente 170 municípios com esporte adaptados para idosos. Com a Federação, pretendemos formalizar as atividades para o idoso nas demais cidades”.

AÇÕES – A Federação Paranaense de Esportes Adaptados para Idosos vai abranger o Estado. “Após o lançamento, pretendemos promover capacitações para árbitros e organizaremos campeonatos em todas as modalidades aos idosos”, afirma o presidente.

A entidade difundirá mais o esporte ao idoso. “A Federação formalizará as competições para regulamentá-las. Seremos um ‘braço direito’ do Governo do Estado para melhorarmos a atividade física ao idoso nos municípios”, pontua Silva.

Uma das primeiras ações da Federação será promover a Semana do Idoso no mês de outubro. “Desenvolveremos o primeiro Campeonato Paranaense para a pessoa idosa. A princípio, a competição deve acontecer no mês de outubro. Será um projeto-piloto para o próximo ano, pois o objetivo final é envolver todas as modalidades”.

INICIATIVA – O secretário da Smel – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Toledo – Jozimar Polasso enfatiza que a iniciativa da criação da Federação é excelente. “Nós estamos avançando cada vez mais nas tratativas para oferecer um esporte de qualidade aos nossos idosos. O município de Toledo é referência no esporte adaptado ao idoso. Nós desenvolvemos todas as modalidades. Com isso, conseguimos agregar a maior interação entre os idosos”.

Polasso conta que o Município está desenvolvendo um projeto para esta área. “As ações voltadas ao idoso são inúmeras ao longo desses quatro anos do nosso prefeito Mario Costenaro”.

O secretário acrescenta que a gestão está idealizando o futuro. “Acredito que teremos novidades em breve. O nosso propósito é valorizar ainda mais as atividades da prática esportiva ao idoso no município, na região e no estado”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.