Toledo gera 232 vagas de emprego formal em maio

Estimated reading time: 4 minutos

O Município de Toledo encerrou, o mês de maio, com saldo positivo na geração de emprego. Foram criados 232 empregos formais no mês, um resultado da contratação de 3.217 trabalhadores e os desligamentos foram 2.985. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e divulgados na segunda-feira (30), em Brasília, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Três setores principais resultaram em geração positiva de empregos, liderado pelo setor Serviços com saldo de 101, quando admitiu 1.167 trabalhadores e desligou 1.066 no mês de maio.

“O setor de Serviços é o nosso ‘motor’ da economia local, sendo que mais gerou vagas com um saldo positivo neste período. Esse desempenho reflete a retomada de diversos segmentos, como alimentação, atendimento ao público, transporte, saúde e tem sido um setor que tem absorvido muita mão de obra de forma consistente”, comenta o coordenador da Agência do Trabalhador de Toledo Rodrigo Souza.

DADOS – O setor de Comércio durante o mês de maio contratou 758 trabalhadores e desligou 643, com saldo de 115; e a Construção admitiu 277 e demitiu 249, resultando em um saldo de 28. Dois setores encerraram o mês com saldo negativo, a Agropecuária (-10) e a Indústria (-2).

“O setor da Indústria gerou um saldo negativo de duas vagas, mas essa oscilação é comum, porque ela reflete essa sazonalidade da produção, às vezes, reorganização da equipe, também essas variações que faz parte, mas no acumulado do período ele ainda tem saldo positivo de 405 vagas”, explica Souza.

No acumulado do ano, de janeiro a maio, foram 18.762 admissões e 15.314 demissões, um saldo de 3.448 e crescimento de 5,55%. O estoque de empregos formais no município é de 65.558.

“É um número muito expressivo e ele evidencia a movimentação intensa do mercado de trabalho de Toledo e, principalmente, a confiança dos empregadores que investem em Toledo e que de fato contribuem. A Agência de Trabalhador de Toledo tem um papel importante disso”, pontua Rodrigo Souza.

AÇÕES – De janeiro a maio deste ano, o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo conta que foram realizados mais de 50 mil atendimentos às empresas e trabalhadores, como encaminhamentos para vagas de emprego, além de processo de encaminhamento para cursos e qualificação profissional. “Isso tem funcionado muito bem, mas também estamos atentos principalmente às mudanças do perfil de contratação. Exemplo: de janeiro a maio o que mais contratou foram pessoas do ensino médio completo de 30 a 39 anos, seguida pela faixa etária de 18 a 24 anos e, em terceiro a faixa etária mais contratada foi de 25 a 29 anos, o que demonstra a força produtiva jovem”, complementa ao enfatizar o potencial da Agência do Trabalhador na atuação para colocar mais trabalhadores no mercado de trabalho formal.

“A Agência do Trabalhador segue sendo referência nessa empregabilidade, na articulação do poder público, as empresas e os trabalhadores com ações como Tô Qualificado, Sine em Movimento e ações descentralizadas com assistente social são responsáveis pelas gerações de todos os dados positivos”, conclui Souza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.