Toledo vai receber em março missão japonesa por trabalho com idosos
Estimated reading time: 5 minutos
No início de março, uma missão composta por especialistas do Governo do Japão e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) virá ao Paraná para saber mais sobre o programa de atenção ao idoso. Entre as cidades que serão visitadas está Toledo. A confirmação foi dada pela secretária de Estado Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) nesta quinta-feira (15), durante visita ao prefeito Mario Costenaro.
“Se Toledo conquistou tudo isso é porque fez o dever de casa”, afirmou Leandre ao mencionar a visita da missão e os vários projetos trazidos ao município em 2025, entre eles a entrega de um ônibus exclusivo para o transporte de idosos.
“A gente vem aqui, em nome do Governo do Estado, fazer uma visita e também trazer a notícia ao prefeito Mario Costenaro dessa visita de uma missão internacional”, destacou a secretária. Leandre citou a necessidade de buscar a parceria do município para uma agenda que o governo japonês fará no Paraná em março, “e por Toledo ser um dos municípios-piloto, certificada como Cidade Amiga da Pessoa Idosa pela Organização Mundial da Saúde”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Projetos inovadores — A missão internacional vem avaliar a modelagem da Bolsa Cuidador Familiar, “que é algo inovador no nosso país. Então, eles querem levar esse modelo, em especial o Banco Interamericano, para outros países do mundo, e Toledo foi um grande parceiro do Governo do Estado no desenvolvimento metodológico desta nova política”, acrescentou Leandre.
A secretária citou ainda o trabalho desenvolvido por Toledo ao longo dos anos no atendimento aos idosos, como os dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) — que passarão a ser três com a construção do novo Certi do Jardim Panorama, que levará o nome do ex-prefeito José Carlos Schiavinato. “Uma obra de R$ 7,5 milhões que o Governo do Estado estará apoiando o município a construir”, ressaltou Leandre, mencionando também a Casa da Mulher Paranaense. “Um equipamento inovador do governador Ratinho Junior e que Toledo é um dos 30 municípios do Paraná contemplados com essa estrutura, que o Governo do Japão vem conhecer como parte dos serviços voltados às pessoas idosas”.
O objetivo, segundo a secretária, é olhar para o futuro, garantindo infraestrutura aos municípios e, principalmente, a manutenção de um serviço que será cada vez mais necessário.
Diálogo constante — O prefeito Mario Costenaro afirmou sentir orgulho em ter participado da elaboração dos projetos dos Certis. “Existe em Toledo uma rede muito bem estruturada neste sentido e, desde o início da nossa gestão, procuramos intensificar o diálogo para fortalecer essa política de assistência social completa”, disse Costenaro. Ele avaliou que a busca é por uma sinergia maior: “Sabemos as sementes que estamos plantando”.
Já a secretária de Assistência Social de Toledo, Simone Ferrari, destacou a necessidade de novas obras para melhorar a qualidade do atendimento e afirmou que o trabalho pedagógico desenvolvido nesta gestão busca oferecer “novas perspectivas”. Simone disse também que muitos projetos estão saindo do papel. “A cidade precisa de estruturas voltadas às pessoas”, acrescentou.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Leandre Dal Ponte visitou ainda a futura Casa Regionalizada de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência, que inicialmente funcionará em um espaço alugado até o fim do processo de licitação para construção da sede própria. “Este é um modelo inovador: uma construção que será gerida por um consórcio e que atenderá mulheres de toda a região Oeste, dos municípios integrantes dessa nova metodologia consorciada”, avaliou Leandre. Para ela, a nova casa será um espaço “para que as mulheres em situação de violência possam ser acolhidas de forma segura, com toda a oportunidade de ter um recomeço”.
Presenças — Participaram da reunião, na Prefeitura de Toledo, o vice-prefeito Lucio De Marchi; a vereadora Olinda Fiorentin; os vereadores Jairo Cerbarro, Pedro Varela, Professor Oséias e Ricardinho Santos; o presidente da Faciap, Flávio Furlan; secretários, diretores e servidores municipais; além de representantes do consórcio regional e da comunidade.
TOLEDO