Toledo é reconhecida na entrega do 13º Prêmio Gestor Público Paraná

Estimated reading time: 4 minutos
Com os programas Prefeitura na Rua e Florir Toledo, a Prefeitura de Toledo foi reconhecida na entrega do Prêmio Gestor Público Paraná 2025, em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. Toledo foi o único município entre os finalistas com duas premiações. Neste ano, o PGP-PR recebeu 137 projetos de 45 municípios paranaenses, todos com propostas inovadoras que demonstram como a gestão pública pode transformar a vida das pessoas por meio de eficiência, criatividade e responsabilidade social.
Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, o prêmio visa estimular o desenvolvimento local e aprimorar as metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
Feliz com o reconhecimento, o prefeito Mario Costenaro afirmou que os prêmios são reflexo do momento de muito diálogo com a comunidade. “Ver Toledo sendo reconhecido para nós é motivo de muito orgulho”, disse o prefeito.
Na opinião de Costenaro, os dois projetos reforçam a construção cotidiana de todos os processos de aproximação com a sociedade e que só são possíveis “pela dedicação de toda a equipe e pela qualificação dos nossos servidores”. Ele ainda ressaltou que o prêmio também foi uma ótima oportunidade de “aprender também porque é um momento de estar olhando para novas oportunidades a fim de agregar e levar projetos e programas com resultados mais efetivos para nossa cidade”.
Tema atual – “A administração pública tem ótimos exemplos de ações que precisam ser compartilhadas e valorizadas. O Prêmio Gestor Público Paraná é uma forma de reconhecer inovações e de homenagear iniciativas que promovem transformações positivas na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi. Ainda de acordo com ele, o prêmio “é uma inspiração para que servidores e gestores adotem práticas criativas, eficientes e transparentes no enfrentamento dos desafios da função pública”.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Osmar de Araújo Gomes, gestor do prêmio, afirmou ser momento de celebrar mais uma edição, em especial porque ali estavam sendo reconhecidas “iniciativas que buscam impulsionar as boas práticas na gestão pública” e transformar o “espaço público com dignidade. Este é um lembrete constante que a gestão pública não deixe nenhum cidadão para trás”, reforçou Gomes. E acrescentou: “Os projetos são a prova de que é possível transformar nossas cidades”.
Fernades dos Santos, presidente do Sindicato dos Auditores, agradeceu a parceria com a Alep e o Governo do Estado e ressaltou ser nos municípios onde as transformações ocorrem. Sobre o tema deste ano, inclusão e acessibilidade, o presidente lembrou ser um “tema que move toda a sociedade por sua importância na luta diária pela inclusão e esta precisa ser uma ação diária dos gestores que irão auxiliar neste processo”.
Suzane Gambetta, diretora da Receita Estadual do Paraná, também destacou a sinergia entre a Receita, Assembleia e gestores municipais e afirmou: “Todos os projetos são importantes e quem recebe o prêmio é o povo do Paraná, que será o grande vencedor”.
Marcel Micheletto, presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, afirmou que a inclusão é algo latente nas prefeituras. “Este é um assunto prioritário da gestão, que deve ser mais humana e que os prêmios sirvam de inspiração para outros municípios”.
Norberto Ortigara, secretário de Estrado da Fazenda, representou o governador Ratinho Júnior. Para o secretário, o prêmio é um reconhecimento ao esforço de bons exemplos de gestão pública e que o “tema está presente em nossas vidas e precisa ser enfrentado com técnica e estratégia para as pessoas se sentirem acolhidas”.
O prefeito Mario Costenaro viajou acompanhado dos secretários Neuroci Antonio Frizzo (assessor de Governo), Márcio Pimentel (Comunicação) e Simone Beatriz Ferrari (Assistência Social).
TOLEDO