Toledo recebe curso prático de microscopia em ginecologia

0 268

Da Redação

TOLEDO

Nesta sexta-feira e sábado (22 e 23), o Biopark em Toledo será palco do curso prático de microscopia em ginecologia, através da Jornada Sogipa de PTGI.

A abertura do curso está marcada para as 17h desta sexta-feira e a primeira conferência logo em seguida, às 17h30, sobre o quadro vacinal das mulheres na área da 20ª Regional de Saúde com a drª Acácia Nasr e coordenação do dr Maicon Rezende. Às 18h terá uma conferência comentada sobre o tema: “Quais seriam as estratégias para otimizar a vacinação na 20ª Regional de Saúde”, também com a drª Acácia Nasr e coordenação da drª Naura Tonin Angonese.

Ainda na noite desta sexta-feira, a partir das 19h, tem mesa redonda sobre vacinação do HPV com a drª Mayara Bolson; atualidades na vacinação contra a infecção pelo HPV com a drª Acácia Nasr; uma dose só é suficiente? apresentada pela drª Dulcimary Bittencourt e, fechando esta mesa redonda, vacinação pós tratamento das HSIL é necessária? pela drª Rita Zanine.

Por volta das 20h30 será feita uma discussão de casos selecionados, sob a coordenação das médicas Rita Zanine e Naura Angonese.

SEGUNDO DIA – No sábado (23) a programação começa às 8h30 com Mesa Redonda a respeito de Infecções no TGI. A moderadora será a drª Patricia Kosako Cerutti. Na Mesa Redonda terá um painel sobre Candidíase de repetição: o que devo fazer? com a drª Rita Zanine; que trará ainda o tema Vaginose bacteriana recorrente: como abordar a recorrência?; e ainda Chlamidya trachomatis pela drª Dulcimary Bittencourt.

Outra Mesa Redonda falará sobre as Atualidades no diagnóstico e tratamento das doenças da vulva com as moderadoras Prima Soledad Montiel Lezcano e a drª Fabiola Thsein; outro tema é As dermatoses vulvares. Como fazer o diagnóstico e manejo do LEV, LP e LS? com Rita Zanine. Ela ainda abordará Como e quando realizar a biópsia da vulva?; haverá ainda discussão sobre As úlceras não ITS: um desafio? com Dulcimary Bittencourt.

CURSO – No período da tarde os participantes terão o curso prático de microscopia em ginecologia, sob a coordenação das professoras Juliana Weenzer e Camila Marcon. Na programação Eubiose e disbiose vaginal. O que eu devo saber?; Critérios microscópicos para o diagnóstico das vulvovaginites; Discussão de casos selecionados com imagens.

Das 15h às 17h Prática em microscópio.

Segundo os organizadores, trata-se de curso predominantemente prático, visando demonstrar que a implementação da microscopia nos consultórios de ginecologia é factível e contribui enormemente para o manejo das vulvovaginites.

O objetivo é desenvolver as competências dos profissionais na identificação dos diferentes perfis da microbiota vaginal para o diagnóstico microscópico das vulvovaginites

Mais informações podem ser obtidas através do site: sogipa.org.br/toledo2024

Deixe um comentário