Toledo vai receber projeto nacional de judô

41

Para as crianças, o esporte é sinônimo de lazer e diversão e ele é a ferramenta capaz de fazer a diferença em suas vidas. É um instrumento educacional, de formação e de transformação. Toledo é reconhecido por apoiar o esporte e por ofertar aulas em diversas modalidades – de maneira gratuita – às crianças e aos adolescentes. E, a partir de fevereiro de 2022, o município será contemplado com o projeto Educa Judô Brasil, considerado o maior projeto educacional no País na modalidade.

O programa é moldado com aporte de recursos que destina 1% do Imposto de Renda, que a empresa já paga, em benefício ao projeto com cunho social. O recurso é encaminhado para uma conta governamental; uma ação simples e rápida para a contabilidade da empresa e com custo zero.

O gestor do Educa Judô Brasil Cleber do Carmo afirma que o sentimento é de felicidade em desenvolver o projeto em Toledo. “Trata-se de um projeto moldado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal. Ele já acontece a cerca de dez anos em 27 cidades de São Paulo e em média cinco mil crianças são atendidas no Estado”.

No ano passado, a equipe decidiu ampliar os seus horizontes e o projeto será desenvolvido nos estados do: Amazonas, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. “Queremos atender as crianças de todos os lugares e devido a amizade e o respeito ao professor Ricardo, imediatamente, surgiu o nome de Toledo. Temos a certeza que o projeto será um sucesso no município em virtude do comprometimento de todas as pessoas envolvidas”.

OPORTUNIDADE – O coordenador do projeto em Toledo, o professor Ricardo dos Santos menciona que Toledo é um município reconhecido pelo bom desempenho de seus atletas do Judô em todos os níveis de competições.

O Judô é um esporte olímpico e, para Santos, a criança terá a oportunidade de praticar essa modalidade com disciplina e, por consequência, agregar ações para o seu futuro. Ele pontua que com a Associação Ricardo Santos já atendeu atletas em projetos e as crianças representam ou representaram Toledo em campeonatos. “Naquele momento, a parceria foi com o Estado; este projeto é a nível federal. Toledo volta a ser um polo nacional do judô”.

O PROJETO – Santos complementa que o projeto iniciará no próximo ano e, neste momento, algumas questões precisam ser alinhadas, como participar de uma reunião com representantes do Poder Público para estabelecer uma parceria.

O projeto deverá beneficiar entre 70 e 100 crianças, na faixa etária de quatro a 12 anos, nos naipes masculino e feminino. Ricardo dos Santos revela que o projeto vai contar com professor capacitado para atender duas aulas na semana. “Receberemos material esportivo completo e gratuito (quimono, mochila e camiseta personalizada com as logomarcas dos patrocinadores, Governo e apoiadores).

Ele explica que o Município pode auxiliar na seleção de cada criança. Já a diretoria da Associação dará suporte para o andamento do projeto. “Precisamos alinhar e ter o apoio do Poder Público”.

O projeto, segundo o coordenador, deve colaborar também para a preparação de novos técnicos e a troca de experiência com profissionais de São Paulo. “Nós queremos estabelecer parcerias, mantermos o projeto agregado e sermos referência no judô no Paraná como no Brasil”.

Da Redação

TOLEDO