55% dos partos: Bom Jesus registra aumento de cesáreas

40

Os nove meses de gestação podem interferir no parto. Uma gestação de risco já deixa a gestante e a equipe profissional em alerta, pois o parto normal – tão almejado e planejado – pode ser substituído por uma cesárea de emergência. Cada caso é um caso. Muitas vezes, as futuras mamães ficam em dúvida entre o parto normal ou cesárea.

Dados do Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – entidade mantenedora do Hospital Bom Jesus – apontam que em 2019, ocorreram 2.772 partos sendo 49,6% normal e 50,4% cesárea. Em 2020, um total de 2.649 partos, sendo 45% normal e 55% cesárea.

“A partir da análise dos dados tabulados é possível verificar uma equiparação da quantidade de partos normais e cesáreas nos anos de 2019 e 2020, verificando que no ano de 2020 houve aumento na taxa de procedimentos cesarianos”, relata a enfermeira coordenadora do Centro Obstétrico da Hoesp, Eliane de Fátima de Melo. “Isso pode ser justificado com a aprovação da Lei Nº 20127 de 15 de janeiro de 2020, que garantiu o direito da gestante optar durante o pré-natal pelo parto cesariano eletivo, se cumprir com os critérios da lei para escolha do procedimento cirúrgico”.

Conforme Eliane, a instituição está inserida no programa HOSPSUS-Rede Mãe Paranaense e segue os protocolos do Ministério da Saúde, com as indicações do tipo de parto que são realizados dentro dos critérios clínicos para o parto normal ou cesariano se este for necessário.

INCENTIVO AO PARTO NORMAL – Para incentivar o parto normal, a equipe obstetra do Bom Jesus atua com comprometimento e profissionalismo. A entidade conta com uma equipe especializada de enfermeiros e médicos obstetras, pediatra para a retaguarda ao bebê, realiza capacitações constantes de toda equipe multidisciplinar com treinamentos e atualizações mensais de protocolos, entre outras ações. Segundo a enfermeira coordenadora do Centro Obstétrico da Hoesp, sempre são seguidos os protocolos clínicos determinados pelo Ministério da Saúde.

“A Hoesp/Hospital Bom Jesus enquanto Instituição com o selo de ‘Hospital Amigo da Criança’ e Rede Mãe Paranaense disponibiliza toda equipe técnica de médicos e enfermeiras obstetras durante às 24 horas do dia. São utilizados métodos não farmacológicos para a diminuição da dor durante o trabalho de parto como dança, massagens, exercícios, etc., oferecendo a gestante a opção de escolher a postura que ela se sentir mais confortável para o parto”, destaca Eliane.

ATENÇÃO DURANTE A PANDEMIA – As gestantes também recebem atenção especial neste período de combate a pandemia. A Hoesp/Hospital Bom Jesus disponibiliza orientações em conjunto com a equipe da Comissão Interna de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) abordando notas técnicas do Ministério de Saúde, protocolos de higienização e lavagem de mãos às gestantes e familiares, com distribuição de folders e cartazes informativos, e também capacitação constante e atualizada com a equipe multidisciplinar frente a pandemia. Além disso, realiza a triagem de todas gestantes e quando alguma delas apresenta suspeita da patologia Covid-19 já é encaminhada para isolamento.

Da Redação

TOLEDO