A volta do batom: o poderoso efeito do cosmético na boca das mulheres e na economia do município

0 101

Vermelho, rosado, nude, violeta, efeito matte, acetinado, gloss, cremoso, cintilante… existe uma diversidade de tons e de tipos de batons. Com a ‘queda das máscaras’ esse cosmético voltou força total. Os lábios voltaram a ganhar cor e isso ajuda a fomentar a economia do setor da beleza.

Eles não deixaram de ser usados, contudo, não tinham mais o mesmo efeito de beleza, afinal na maior parte do tempo ficavam escondidos atrás das máscaras.

Com um cenário mais tranquilo em relação à Covid-19, o governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto (10.596/2022) – na data de 29 de março – liberando a circulação de pessoas sem máscaras em locais internos (a Sesa regulamenta o uso no transporte público, espaços de saúde e clínicas, com caráter de recomendação, além de pessoas que estejam com a doença ou com suspeita de infecção por coronavírus).

“Com esse ‘cair das máscaras’ já foi possível alavancar as vendas. É como se as clientes estivessem apenas esperando isso para comprar”, conta a consultora de uma linha de cosméticos, Maria Clara Silva. “No mesmo dia em que foi publicado o decreto e logo tivemos o parecer do município, passei a receber diversas mensagens das clientes em busca de novos batons”.

Maria relata que desde março de 2020 as vendas caíram drasticamente. Ela pontua que além das restrições em relação aos atendimentos também sentiu o impacto na comercialização do produto. Maira relata que teve produtos que chegaram no prazo de validade e nem saíram da embalagem. “Isso, infelizmente, aconteceu; foi em um lote que tinha muita saída e eu comprei mais para ter disponível sempre que as cliente pediam”.

Se a comercialização dos batons foi fortemente atingida, o foco das vendas passou a ser outro: saúde dos lábios. Enquanto os batons ficaram na gaveta, quem ganhou espaço foram os protetores e hidratantes labiais e as linhas de lip tint, que segundo a consultora, também ficaram mais conhecidas e tiveram mais procura neste período.

FOMENTAR O MERCADO – Na avaliação da vice-presidente de Comércio e Serviços da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Francielle Rezzadori de Souza, o mercado do setor de cosméticos já sentiu o impacto positivo nesta última semana. “As vendas de batons tiveram um aumento estimado em aproximadamente 80%”, cita ao enfatizar que outros setores também foram fomentados com as mudanças. “Temos mais eventos confirmados. As pessoas estão saindo e indo nesses eventos. Essa empolgação reflete no uso de maquiagem e, consequentemente, nas vendas”.

Foi o retorno de eventos e a flexibilização do uso das máscaras que fizeram a costureira Paula Santos voltar a comprar maquiagem. Ela conta que notou que está sem batom quando foi convidada para uma festa de aniversário. “Procurei nas bolsas, nas caixas de maquiagem e encontrava apenas batons que já não gostava muito antes. Isso foi mais um estímulo para eu comprar batons novos, blush”, brinca.

Paula pontua que sempre foi vaidosa e mantinha o hábito de usar maquiagem todos os dias. Porém, a pandemia fez com que ela adotasse nova conduta e o batom ficou mais esquecido. “Vejo o uso do batom como um marco desse recomeço. Ainda estamos em tempos de combate a pandemia, mas esse novo cenário não fomenta apenas o setor de cosmético, mas outros segmentos que também movimentam a economia”, conclui.

ENQUETE

Qual sua cor de batom?

A equipe do JORNAL DO OESTE foi conferir com elas: as mulheres que não dispensam o uso do batom, como está esse ‘cair das máscaras’. Confira na enquete:

Crédito: Arquivo pessoal

“Durante o tempo em que o uso das máscara era obrigatório em todos os espaços, acabei usando mais hidrante e protetor labial, lip tint e, às vezes, gloss. Sempre fui acostumada a usar batom e de cor escura, como se isso fizesse parte da minha identidade. Depois do decreto de flexibilização já comprei cinco batons nas cores nude, rosa, vermelho e bordô. Voltar a usar batom com frequência interfere na autoestima, na identidade, no autocuidado, no charme, na beleza, na sensualidade”, psicóloga, Thamirys Sayami Almeida Amano.

“Neste período, eu passava manteiga de cacau ou um batom daqueles verdes que ficam rosas na boca. Com a flexibilização, até pensei em comprar batom, porque particularmente eu gosto, mas até o momento usando aqueles que eu tinha guardado. Gosto de cores mais terrosas e acredito que ele pode ser um diferencial, quando o rosto está muito ‘apagado’ ele é um bom aliado”, designer gráfica, Hellen Santos

Crédito: Arquivo pessoal

“Durante o uso de máscaras eu sempre usei hidratante labial para manter os lábios sempre hidratados e quando eu ia em lugares, que em alguns momentos tiraria a máscara em restaurante, eu usava lip tint para dar uma ‘corzinha’ nos lábios. Foi libertador saber que não precisamos mais usar máscaras, já queria logo sair para poder me arrumar como sempre e usar um dos meus batons que estavam guardados e até mesmo comprar novos já que agora podemos usar e abusar novamente. Até o momento comprei dois batons um mais nude para o dia a dia e um vermelho. Para mim, o batom causa hidratação sempre cuido a marca e os componentes na hora de comprar o produto, para adquirir um que realmente gere um bom custo/benefício e para o cuidado também. Usar batom sempre causa uma boa impressão uma presença, digo que representamos a mulher”, analista fiscal, Érika Luiza Ferreira.

“Sempre cuidei com hidratante e protetor labial, além de fazer esfoliação sempre que possível, para a remoção de ‘pele morta’ e deixar o lábio hidratado. Quando estava em isolamento, reuniões apenas online, via meet, sempre fiz questão de estar de batom. Confesso que fiquei um pouco preocupante, afinal ninguém está 100% seguro do vírus, mas cabe a cada um se conscientizar e se cuidar mantendo as devidas medidas. Mas confesso que por um lado fiquei feliz em poder usar batom e maquiagem novamente. Desde o decreto, já comprei três, confesso que tenho um fraco por batom vermelho. O batom além de levantar a autoestima me dá força e poder, não é só um simples batom, isso envolve postura e posicionamento”, designer e roteirista, Larissa Gonçalves.

Crédito: Arquivo pessoal

“Eu sempre uso um batom para manter hidratado, mesmo usando a máscara.

Foi muito bom receber a notícia de não precisar mais usar a máscara, foi um alívio. Com a mudança já comprei um batom na cor vermelha. Gosto muito de usar batom, para sempre manter os lábios hidratados”, encarregada da filial de uma transportadora, Carla Mariana Winter.

“Mesmo com o uso de máscara, sempre cuidei dos meus lábios, independente do uso da máscara. Depois de tanto tempo usando a máscara, foi um alívio poder sair sem. Como eu atuo na área da estética, fazendo makes, eu sempre compro vários batons e várias cores. Os batons proporcionam hidratação, proteção solar e antienvelhecimento aos lábios”, esteticista, Ana Mânica,

Crédito: Arquivo pessoal

“Continuei cuidando dos meus lábios com hidratante labial. Nesse período, não usei batom para sair, mas para videoconferência, sim. Com a flexibilização das máscaras a primeira coisa que eu pensei, além do alívio das boas notícias em relação a pandemia, foi ‘vou poder usar batom vermelho de novo’. Desde o novo decreto, ainda não comprei batons novos. Só uso batom vermelho de efeito mate, aqueles bem secos e que duram muito tempo”, pesquisadora de mercado e professora, Francine Franco.

“Neste período, eu usava apenas um hidratante labial. Foi muito bom receber a notícia da flexibilização das máscaras, foi ótimo poder usar make novamente sem se preocupar em manchar a máscara. Depois disso, comprei apenas um batom na cor nude. A magia do batom é deixar a mulher ainda mais feminina, sensual”, técnica de Segurança do Trabalho, Luciene Navarro.

Da Redação

TOLEDO

Deixe um comentário